Justiça: Acervo da Pandemia reúne provas para ações de reparação de vítimas da Covid-19 no Brasil Plataforma digital preserva documentos, vídeos e reportagens sobre a gestão da crise sanitária e pode embasar ações judiciais

Um acervo com 150 registros sobre a gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil foi lançado oficialmente para servir como base para ações judiciais de familiares de vítimas em busca de reparação. O Acervo da Pandemia, criado pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou Ciência), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico), visa documentar e analisar criticamente o período que vitimou cerca de 712 mil brasileiros.

A plataforma reúne documentos, vídeos, áudios e reportagens organizados em 17 eixos temáticos, como “Omissões e Conivências”, “Ética e Autonomia Médica”, “Tratamento Precoce” e “Vacina”. Além dos 150 registros já disponíveis, outros 100 estão em fase de análise.

A presidente da Avico, Rosângela Oliveira Silva, afirma que o acervo oferece dados sérios e catalogados que podem fundamentar processos jurídicos e políticas públicas: “É um material que impede que a história da pandemia caia no esquecimento”.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Acervo da Pandemia é descrito como denúncia do “necrossistema”

Os pesquisadores responsáveis pela curadoria do acervo descrevem o cenário da pandemia como resultado de um “necrossistema” — um conjunto articulado de agentes e instituições que, segundo eles, promoveu a desinformação e expôs a população ao risco desnecessário de morte.

De acordo com Soraya Smaili, coordenadora do Sou Ciência, o acervo “não é apenas um repositório de documentos, mas um testemunho do que ocorreu no Brasil em um dos períodos mais críticos da história recente”. A expectativa é que o material também possa ser usado por parlamentares e pesquisadores para fortalecer ações de reparação e políticas de saúde e assistência social.

Apesar da importância histórica e jurídica do acervo, a reparação para as vítimas ainda é vista como um “ponto de interrogação” no Brasil, destacou Rosângela Oliveira Silva.


Leia também | Fóssil encontrado no Brasil revela a formiga mais antiga já registrada

Paleontologia: Fóssil encontrado no Brasil revela a formiga mais antiga já registrada

The post Justiça: Acervo da Pandemia reúne provas para ações de reparação de vítimas da Covid-19 no Brasil Plataforma digital preserva documentos, vídeos e reportagens sobre a gestão da crise sanitária e pode embasar ações judiciais first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.