
O Brasil registrou cerca de 572 mil tentativas fraudulentas no primeiro trimestre de 2025, segundo um estudo da ClearSale, empresa especializada em soluções para prevenção à fraude, e a categoria de videogames foi a que mais vitimou consumidores no ano até agora.
Para o levantamento, foram consideradas apenas compras realizadas no e-commerce. As ocorrências se referem a pessoas que se passam por outras para fazer compras através da apropriação indevida de dados financeiros, como o cartão de crédito. Além disso, segundo a ClearSale, são classificadas como tentativas de fraude todas as transações identificadas como suspeitas ou confirmadas como fraudulentas.
Os games concentram o maior percentual das tentativas de fraude, com 6,58%, e com o ticket médio da fraude mais elevado: R$ 3.029. A categoria supera celulares, com 6,09% das tentativas e valor médio por transação fraudulenta de R$ 2.985.
Na sequência aparecem os itens de informática (4,04% e ticket médio de R$ 2.794); eletrodomésticos (3,65% e valor médio de R$ 2.754); e acessórios eletrônicos (3,27%, com ticket médio de R$ 2.312).
Considerando o todo, as ocorrências se mantêm próximas as de 2024 em valor monetário, com leve variação de 3,4% a menos, totalizando R$ 737 milhões em fraudes.
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“Observamos uma ligeira queda no número de casos em relação ao ano anterior, mas, por outro lado, houve um aumento no ticket médio das tentativas. Isso mostra que os golpistas estão direcionando seus esforços para produtos de maior valor agregado, mas que sejam fáceis de revender no mercado ilegal. Esse cenário reforça que a fraude continua um problema no Brasil e cabe as empresas ajudar a combatê-las e proteger os consumidores”, explica Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.
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