
Empresa mais longeva do Brasil se orgulha de celebrar os 190 anos com visão de futuro que contempla a sustentabilidade em toda a cadeia de valor
Fundada em Nova Lima, em 1834, a Anglogold Ashanti, com 190 anos de operação, se destaca por sua trajetória de crescimento, adaptação e resiliência à evolução constante do setor de mineração, do ambiente de negócios e da sociedade. Durante todos esses anos, a empresa diversificou suas operações para outras cidades, mantendo sua conexão com as comunidades e integrando a sustentabilidade na estratégia.

“Não se chega a 190 anos sem ter uma conexão com a sociedade e as aspirações ligadas às áreas sociais, ambientais, obviamente econômicas também, são fundamentais para o desenho futuro de qualquer organização. Temos os olhos voltados para o futuro, na proteção ambiental, no desenvolvimento das pessoas, em todas as instâncias e instituições ligadas à sustentabilidade”, destaca Othon Maia, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos.
Com operações em dez países, a AngloGold Ashanti está entre as cinco maiores produtoras de ouro do mundo, sendo a única empresa brasileira com a certificação London Bullion Market Association (LBMA), que atesta a origem responsável do ouro em todas as etapas, desde a extração, do beneficiamento, do processamento até a produção das barras. De acordo com o executivo, essa certificação abrange aspectos sociais, trabalhistas, ambientais, éticos e de governança.
“No Brasil, temos operações em Minas Gerais, na região do quadrilátero ferrífero, e em Goiás. Também operamos no sul da Argentina, na região da Patagônia. Somos a única grande empresa mineradora de ouro no Brasil a ter um cliente que é uma joalheria: 100% do ouro usado na produção de joias da Vivara é da AngloGold Ashanti. Motivo de grande orgulho para a gente”, afirma.
Como marcos recentes da empresa, na dimensão ambiental, a AngloGold Ashanti conseguiu reduzir, no ano passado, 52% (no comparativo com 2021) de suas emissões de carbono (CO2), escopos 1 e 2 (emissões diretas), superando a meta inicial que era de 30% até 2030. O executivo explica que o sucesso é resultado de várias iniciativas, incluindo a introdução da primeira carregadeira elétrica do Brasil, um equipamento pesado de operação subterrânea.
Na dimensão social, o destaque é a implementação de uma jornada de trabalho de quatro dias na produção (4×4) e uma jornada piloto de quatro dias trabalhados e três de descanso no administrativo (4×3). A iniciativa de quatro dias teve mais de 90% de aprovação entre os colaboradores e resultou em melhorias na segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho.
Recentemente, a empresa lançou o Instituto AngloGold Ashanti, que coordena ações socioculturais e ambientais. Uma das iniciativas é o programa “Parcerias Sustentáveis”, um edital anual que visa apoiar com recursos próprios projetos de impacto social nas comunidades onde a empresa opera. O programa que já está em seu 15º ano proporciona não apenas financiamento, mas também capacitação em gestão de negócios sociais, aumentando a taxa de sucesso e perpetuando os ganhos sociais e ambientais para as pessoas e comunidades e no qual a empresa compartilha sua experiência de sucesso.
“Se tem uma coisa que a gente sabe é como se adaptar aos tempos. Porque a cada ano, a cada nova barreira, nova tecnologia, requer uma reinvenção da nossa companhia. E esse tem sido sempre o nosso espírito ao longo dos anos. Este programa demonstra a estratégia de longo prazo da empresa e seu compromisso com as comunidades”, afirma Othon Maia. O Instituto também opera com recursos incentivados que são considerados fundamentais como outra forma de promover desenvolvimento através da cultura e das ações sociais nas comunidades.
Pontos principais
- A AngloGold Ashanti, com 190 anos de história, integra a sustentabilidade em sua estratégia central.
- A empresa alcançou uma redução de 52% nas emissões de carbono, antecipando sua meta de 30% até 2030.
- A AngloGold Ashanti implementou uma jornada de trabalho de quatro dias na produção (4×4) e uma jornada piloto de quatro dias trabalhados e três de descanso no administrativo (4×3), com alta aprovação dos colaboradores e benefícios em segurança e saúde.
- A empresa possui a certificação LBMA, garantindo a origem responsável do ouro, desde a extração até a produção das barras.
- Operando em dez países, a AngloGold Ashanti está entre as cinco maiores produtoras de ouro do mundo.
- O recém-criado Instituto AngloGold Ashanti coordena projetos sociais e culturais, incluindo o edital anual “Parcerias Sustentáveis”, para promover o desenvolvimento das comunidades de sua área de abrangência.
O post Anglogold Ashanti apareceu primeiro em Tribuna de Minas.