Parrilla vira febre e revela mudanças no comportamento do consumidor

Nos últimos anos, os estados do sul e sudeste do Brasil viram uma multiplicação de casas especializadas em parrilla, muitas delas lotadas mesmo em dias de semana. O fenômeno vai além da carne bem-feita, ela responde a um consumidor cada vez mais interessado em processos autênticos, ingredientes de qualidade e narrativas que envolvem tempo e identidade.

“O Brasil está passado por uma maturação do seu cenário gastronômico. O público está cada vez mais exigente, informado e sedento por experiências que vão além da refeição em si. E a parrilla entrega isso: tempo, técnica e autenticidade”, aponta Ricardo de Amorim Cini, professor da PUCPR e pesquisador da cultura alimentar. Para ele, o crescimento econômico da classe média alta e de um público gourmetizado também favoreceu esse cenário.

Apesar da Argentina ter se consolidado como o maior símbolo internacional da parrilla, a técnica é parte do patrimônio gastronômico do Cone Sul, incluindo Uruguai e o sul do Brasil. “É uma prática regional, não nacional”, explica. Contudo, o preparo se diferencia do churrasco brasileiro tanto pelos equipamentos, quanto pelos cortes e forma de servir.

Entre os que souberam ler essa mudança de comportamento está o Coxa Sports Bar, em Curitiba (PR), que desde sua abertura em 2024 fez da parrilla o coração do cardápio. “A gente percebeu que o cliente quer uma experiência completa: o futebol como paixão e a comida como celebração. Trouxemos a parrilla justamente por isso, ela tem essa conexão emocional, além do sabor incomparável”, explica Victor Wille, sócio do bar.

Parrilla Coxa Sports Bar. Foto: Bernardo Badinhani

Para isso, o espaço investiu em uma parrilla de aço carbono construída sob medida. No cardápio, cortes típicos como assado de tira e ancho e até hambúrguer na brasa. “É um processo artesanal, que exige entender o fogo e o tempo da carne. E o cliente percebe e valoriza isso”, reforça Wille.

Segundo o professor, a preferência por métodos mais lentos de preparo reflete uma tendência cultural mais profunda. “Vivemos uma revalorização do tempo, onde o comer é um ritual. A parrilla representa esse consumo mais consciente, afetivo e técnico que veio para ficar”, complementa Ricardo de Amorim Cini.

O conteúdo Parrilla vira febre e revela mudanças no comportamento do consumidor aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.