
Resumo
- Starbucks inaugurou sua primeira loja impressa em 3D nos EUA, projetada para drive-thru e retirada de pedidos via aplicativo.
- A loja foi construída pela Peri 3D Construction com uma impressora Cobod BOD2, usando material similar ao concreto.
- No Brasil, a Starbucks passou por reestruturação após dificuldades financeiras e foi adquirida pela Zamp em 2024, que prometeu retomar a expansão em 2025.
Se você pensa que impressora 3D só serve para fazer chaveirinho e brinquedo, vai ter uma surpresa. A Starbucks inaugurou nesta segunda-feira (28/04) sua primeira loja impressa em 3D. A unidade fica em Brownsville, no Texas (EUA), e foi projetada para ser prática e rápida, seguindo o modelo de drive-thru e retirada de pedidos via aplicativo — sem mesas internas para consumo no local.
Com aproximadamente 130 metros quadrados, a nova loja da Starbucks foi construída pela empresa alemã Peri 3D Construction, responsável também pelo maior edifício impresso em 3D da Europa, o data center Wave House. Para o projeto, a companhia utilizou a impressora Cobod BOD2, que deposita camadas de um material similar ao concreto, formando a estrutura da loja camada por camada.
Ver essa foto no Instagram
Após a impressão da base, foi feita a instalação de janelas, varanda e acabamentos. O resultado final mantém o visual de outras obras impressas em 3D: superfície nervurada, marcas de camada visíveis e pequenas imperfeições perceptíveis em alguns pontos.
De acordo com o TechSpot, um documento de licenciamento de 2023 indica que o orçamento inicial da construção foi de US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 6,7 milhões).
Starbucks fechando no Brasil?
Enquanto a Starbucks aposta em inovação (ou redução de custos?) nos Estados Unidos, o cenário no Brasil é de reestruturação. A rede passou por dificuldades após a SouthRock Capital, então operadora da marca no país, entrar com um pedido de recuperação judicial e fechar mais de 50 lojas.
O programa de fidelidade Starbucks Rewards foi encerrado no final de 2023, pegando muitos consumidores de surpresa. No final de 2024, a Zamp — holding que controla Burger King e Popeyes no Brasil — concluiu a compra da operação da Starbucks e prometeu retomar o investimento na expansão da rede por aqui ao longo de 2025.
Com informações do TechSpot e Tom’s Hardware
Starbucks inaugura primeira loja feita com impressão 3D