
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco dos Brics, Dilma Rousseff, se reuniu nesta terça (29) com o presidente da China, Xi Jinping, em Xangai. A chefe da instituição apresentou a equipe ao mandatário e ambos foram aplaudidos pelos funcionários.
Durante o encontro, Xi enalteceu o “desenvolvimento de alta qualidade do grupo Brics, com o objetivo de atender de maneira eficaz as necessidades do Sul Global”, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua. Ele fez diversos elogios à atuação do banco.
“É a primeira instituição multilateral de desenvolvimento iniciada e liderada por mercados emergentes e países em desenvolvimento, e que cresceu ao longo da década como uma força emergente no sistema financeiro internacional e um símbolo da cooperação do Sul Global”, afirmou o presidente chinês.

Ele ainda apontou que o NBD entrará “em sua segunda década de ouro” com a cooperação entre os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Dilma apontou que o banco já aprovou mais de 120 projetos de investimentos, que totalizam US$ 40 bilhões (cerca de R$ 225 bilhões), em diversas áreas.
“Estamos ampliando essa estratégia para outros mercados de capitais locais, apoiando parceiros na redução dos riscos de desajuste cambial, no fortalecimento dos mercados financeiros domésticos e usando swaps de moedas”, disse a presidente do NBD.
Ela aponta que sua gestão tem focado em investimento nas áreas “cruciais para a melhoria da qualidade de vida das populações”, como abastecimento de água e saneamento, metrô, educação, saúde e habitação.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line