
O Spotify (S1PO34) previu nesta terça-feira (29) um lucro para o segundo trimestre deste ano abaixo de estimativas do mercado, devido a impostos relacionados ao salário dos funcionários, ofuscando seu forte crescimento de assinantes e fazendo com que suas ações caíssem 7%.
A lucratividade da empresa da empresa sueca de streaming de música é observada de perto por investidores, que buscam sinais de que ela pode aumentar as margens após anos de priorização do crescimento de usuários.
Embora as iniciativas de corte de custos e os aumentos de preços tenham contribuído para o lucro nos últimos trimestres, os ganhos mais recentes foram afetados por impostos vinculados a salários e benefícios mais altos, que aumentaram drasticamente devido a uma elevação no preço das ações da empresa.
O Spotify teve 76 milhões de euros (US$ 86,47 milhões) em encargos no primeiro trimestre, compensando os custos de marketing mais baixos e pressionando seu lucro operacional de 509 milhões de euros — abaixo das estimativas de 518,2 milhões de euros, de acordo com dados compilados pela LSEG.
Sua previsão de lucro para o segundo trimestre, de 539 milhões de euros, inclui 18 milhões de euros em impostos sobre a folha de pagamento, ficando abaixo das estimativas de 557,5 milhões de euros.
Ainda assim, o forte crescimento de assinantes mostrou que os esforços para atrair usuários com mais conteúdo de vídeo e serviços baseados em inteligência artificial, incluindo listas de reprodução geradas com um simples comando por escrito, estavam funcionando.
Os assinantes premium aumentaram 12%, para 268 milhões no primeiro trimestre, superando as estimativas da Visible Alpha, de 265,3 milhões. A empresa registrou 678 milhões de usuários ativos mensais, acima das estimativas de 671,9 milhões.
O presidente-executivo da companhia, Daniel Ek, disse à Reuters que a empresa estava focada em “adicionar vários níveis de preços mais altos” para aqueles que desejam todos os benefícios.
Ele afirmou que uma grande parte dos novos assinantes veio da América Latina e da Ásia-Pacífico, regiões que ele espera que impulsionem o crescimento de longo prazo do Spotify.
The post Impostos sobre folha de pagamento prejudicam lucro do Spotify e ações caem appeared first on InfoMoney.