O maior festival de arte têxtil de Santa Catarina abre as portas no SESC Cacupé, em Florianópolis, nesta quarta-feira (30), com estreia de trabalhos de artistas das manualidades
Uma forma de exibir e valorizar a produção de artistas do universo têxtil. O Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil – abre as portas nesta quarta-feira, 30 de abril, no SESC Cacupé Florianópolis. Com uma programação intensa, o público poderá conferir exposições espalhadas por mais cinco locais da cidade, projeções técnicas, feira de expositores e trocas de experiências entre artesãs/artesões com o público visitante.
Na 12ª edição , o evento se firma no calendário nacional como importante vitrine da produção de artistas de todo o Brasil e a premiação só engrandece os trabalhos feitos à mão. Dividido em três categorias Colchas, Bonecas de Pano e Arte Têxtil, foram 60 inscritos nesta edição. A revelação dos premiados será quarta-feira, dia 30 de abril, às 17h, no SESC Cacupé. A entrada é gratuita.
Atividades para toda a família
As atividades, nesta quarta-feira (30), começaram cedo no SESC Cacupé. Das 8h às 20h ocorrem os cursos e workshops que abordam diversas técnicas manuais. Às 11h, o evento realiza cerimônia oficial de abertura com apresentação cultural das Rendeiras da Ilha.Também a partir deste horário, a feira com 41 expositores apresenta insumos e maquinário apresentações ao fazer manual.
O dia reserva ainda aulas demonstrativas gratuitas de diversas técnicas: Sashico, Modelagem de uma cabeça de boneca no estilo Soft, Crazy, Rostinho e cabelo de boneca, Bolas Y Formas, Crochê e Introdução ao método de pintura de rostinhos de bonecas. É uma roda de conversa, às 15h, sobre Arte Têxtil Vestível com a participação de Adriana Sleutejes, Mara Rúbia Sant’Anna, Neide Schulte.
A criançada irá adorar conhecer a história do “Zangão Zezé”, um inseto triste que sofre por não ter o pai para zanzar por aí. Nono livro da escritora Rosane Cordeiro, a publicação é ilustrada pela artista com a utilização de aquarela, colagem e folhas naturais. Além das exposições “Retalhos – Uma costura de Momento” de Sarah Luise Kaminski, “Lugar onde Vivo – Casas Açorianas Corsé” e os trabalhos finalistas dos Concursos do Floripa Quilt 2025. A entrada é gratuita e a programação pode ser conferida no site https://floripaquilt.com.br/2025/
SERVIÇO
O que: Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil
Quando: de 30 de abril a 03 de maio
Onde: SESC Cacupé, em Florianópolis
Entrada Gratuita
Programação: https://floripaquilt.com.br/2025/
O post Floripa Quilt revela os trabalhos premiados no Concurso 2025 apareceu primeiro em Deolhonailha.