O escritor pernambucano Marcelino Freire, vencedor dos prêmios Jabuti e Machado de Assis, estará em Belo Horizonte na próxima sexta-feira, 2 de maio, para conduzir o laboratório Desbloqueio Criativo. A atividade será realizada das 17h às 18h30 no espaço Quinta Arte (Avenida Sinfrônio Brochado, 1053 – Barreiro). A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever previamente.
A proposta do encontro é promover a escrita autoral por meio de exercícios que estimulem a criatividade e rompam bloqueios. Freire compartilhará práticas desenvolvidas ao longo de sua trajetória como escritor e orientador de oficinas literárias. Além disso, o público poderá dialogar sobre temas como construção de repertório, continuidade na criação de uma obra e preparação de originais.
O laboratório integra um conjunto de ações da Editora Popular Venas Abiertas, responsável pelas coleções de bolso Subúrbios Literários e Poetas de Rua. Os selos editoriais buscam valorizar vozes periféricas e autores à margem do mercado tradicional.
Iniciativa valoriza literatura feita nas periferias
Em abril, a Editora Venas Abiertas selecionou poetas de saraus e slams de Belo Horizonte e região metropolitana para publicação nas duas coleções. O projeto Subúrbios Literários contará com livros de Bruna Sté, Bruxa Poeta, Hozienne Reis Passos, JP Escrevivente, Pedro Esteves Slam Akewi e Vênus Sunév, autores e autoras inéditos no mercado editorial. Já a coleção Poetas de Rua reunirá obras de Beluk, Dalva Maria Soares, João Paiva, Joi Gonçalves, Leandro Zere, Thamara Selva e Trabion.
Além do laboratório com Freire, os autores selecionados participarão de duas formações voltadas à edição dos livros. A primeira abordará revisão, estilo e conceito do projeto literário. A segunda, com Pedro Esteves, Karine Bassi e Luís Otávio, tratará do processo gráfico, identidade visual e narrativa ilustrada.
O projeto Poetas de Rua é viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Edital Descentra (projeto nº 1276/2023).
Escritor une literatura, teatro e formação
Marcelino Freire nasceu em Sertânia (PE), em 1967, e vive em São Paulo desde 1991. Seu livro Contos Negreiros (2005), publicado pela Editora Record, recebeu o Prêmio Jabuti e foi traduzido para Argentina e México. Em 2013, lançou o romance Nossos Ossos, vencedor do Prêmio Machado de Assis. A obra foi publicada também em Portugal, Argentina e França. Em 2024, publicou o romance Escalavra, pela Amarcord.
Freire tem trabalhos adaptados para o teatro por grupos como Clariô de Teatro, Companhia da Revista, Coletivo Angu de Teatro e Teatro da Vertigem. Ele também se dedica à formação de novos escritores e atua como produtor cultural.
A realização do laboratório com Marcelino Freire em um espaço cultural do Barreiro reforça o compromisso da Editora Venas Abiertas com a descentralização das atividades literárias e o incentivo à expressão criativa em territórios periféricos.
Serviço
- Atividade: Laboratório “Desbloqueio Criativo”, com Marcelino Freire
- Data: Sexta-feira, 2 de maio
- Horário: 17h às 18h30
- Local: Espaço Quinta Arte – Av. Sinfrônio Brochado, 1053 – Barreiro, BH
- Ingresso: Gratuito
The post Marcelino Freire conduz oficina gratuita de escrita no Barreiro appeared first on Culturadoria.