Creme dental da Colgate: Anvisa volta a interditar a pasta; entenda

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou novamente a venda do creme detal Colgate Total Clean Mint, após a própria empresa retirar o recurso que havia solicitado.

Em nota a Anvisa explica que a vigência da interdição cautelar referente ao produto Colgate Total Clean Mint, determinada em 27 de março deste ano, foi retomada.

“A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição. Assim, a interdição do produto continua em vigor.”

Leia mais: Clientes relatam reações ao usar Colgate; empresa mudou fórmula, mas alega segurança

O que aconteceu?

O creme dental deixou de ser vendido em em 27 de março deste ano, após uma série de consumidores relatarem problemas na boca ao utilizar a pasta de dente.

Neste mesmo dia, a Colgate entrou com um recurso e conseguiu suspender a resolução da Anvisa, que seria válida por 90 dias. A empresa alegou que o produto não oferece riscos à saúde, “mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes.”

No dia 30 de março, a pasta voltou a ser vendida.

Agora, um mês depois, em 30 de abril, a Anvisa retomou a suspensão porque a própria Colgate optou por retirar o recurso. Em nota, a empresa afirmou que a decisão foi incentivada “pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema”.

Leia também: Colgate: Por que algumas pessoas estão apresentando reações à nova fórmula?

Por que o creme dental foi interditado?

Pela avaliação da Anvisa é que uma mudança na fórmula do creme dental causou os efeitos adversos aos consumidores.

A nova fórmula é uma versão do Colgate Total 12 e passou a ser comercializada em julho de 2024. A principal alteração na fórmula é o uso de fluoreto de estanho, ao contrário da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio.

A Anvisa justificou a suspensão com base em oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca.

Os principais sintomas relatados incluem: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

A interdição pela Anvisa significa que um produto, serviço ou estabelecimento foi proibido de ser comercializado, distribuído ou utilizado devido a riscos à saúde pública ou à segurança dos consumidores.

Essa ação é geralmente tomada após a análise de evidências que indicam que o produto pode causar danos, como reações adversas, contaminação, ou não conformidade com normas sanitárias.

Em nota, a Colgate afirmou que a fórmula é segura e resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento.

The post Creme dental da Colgate: Anvisa volta a interditar a pasta; entenda appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.