Terremoto de magnitude 7,4 atinge Argentina e Chile e gera alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 7.5 abala o sul do Chile. Foto: Divulgação

Um forte terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter sacudiu o extremo sul do Chile na manhã desta sexta-feira (2), às 8h58 no horário local. O tremor teve epicentro localizado a 218,1 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams, na região de Magallanes e Antártica Chilena, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o Centro Sismológico Nacional (CSN).

Devido à intensidade do sismo, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu um alerta de evacuação para toda a zona costeira da região, incluindo o Território Antártico. A medida foi tomada em razão da ameaça de tsunami gerada pelo abalo sísmico.

“Solicitamos a evacuação de toda a zona costeira da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é estar preparados e seguir as orientações das autoridades”, declarou o presidente chileno Gabriel Boric em sua conta oficial no X (antigo Twitter). O presidente também afirmou que o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres (COGRID) está ativo e que todos os recursos do Estado estão mobilizados.

A recomendação do governo chileno é que moradores e turistas se desloquem para áreas com pelo menos 30 metros de altitude em relação ao nível do mar, como medida de precaução. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver pessoas caminhando de forma ordeira rumo a locais mais seguros.

O Instituto Antártico do Chile (INACH) informou à agência Reuters que as bases científicas localizadas na região da Antártica também estão sendo evacuadas como medida preventiva.

O terremoto foi percebido em áreas da Passagem de Drake, próximo à costa da Argentina. Dois dias antes, na quarta-feira (30), um outro tremor de magnitude 5,9 já havia sido registrado na província argentina de La Rioja, no departamento de Famatina, aumentando a atenção na região.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) prevê que as ondas causadas pelo terremoto devem atingir o sul do país nas próximas horas. Já a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) estimou que essas ondas poderão alcançar entre 0,3 e 1 metro de altura na Antártida e de 1 a 3 metros na costa sul chilena.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.