O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, oficializou sua saída do cargo nesta sexta-feira (2), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília. Em seu lugar, assume o atual secretário-executivo da pasta e ex-deputado federal, Wolney Queiroz.
Em publicação nas redes sociais, Lupi afirmou que tomou a decisão de deixar o governo por vontade própria e destacou que não é investigado nas apurações em andamento. “Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, escreveu.
A mudança ocorre após a deflagração de uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema de descontos não autorizados em benefícios do INSS. As suspeitas envolvem movimentações de cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Segundo o Palácio do Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney Queiroz serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Mudanças no INSS e avanço das investigações
A operação já havia resultado na exoneração do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, além do afastamento de quatro dirigentes da autarquia e um policial federal. A CGU e o próprio INSS divulgaram relatórios de auditoria apontando inconsistências nos descontos.
Na última terça-feira (29), Lupi compareceu à Comissão da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos, mas sua permanência no cargo ficou insustentável após pressão da oposição, que agora articula a criação de uma CPI para investigar os sindicatos envolvidos.
Após o escândalo, o INSS suspendeu todos os descontos relacionados a acordos com entidades associativas. Um grupo de trabalho foi montado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para buscar a devolução dos valores indevidamente cobrados. A expectativa é de que os recursos sejam ressarcidos, conforme promessa feita por Lula em pronunciamento no Dia do Trabalhador.
Leia também | Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 3.036 começa a valer
The post Demissão: Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo no INSS; Wolney Queiroz assume o cargo first appeared on Portal Terra da Luz.