Novos frigoríficos são habilitados para exportar carne de frango à China

A China deu sinal verde para as exportações de oito novas plantas produtoras de carne de frango da região Sul do Brasil, além de quatro entrepostos. Os frigoríficos estão localizados no Paraná (cinco), Santa Catarina (dois) e Rio Grande do Sul (um), enquanto os entrepostos habilitados estão no Paraná (um), Santa Catarina (dois) e Rio Grande do Sul (um). As empresas beneficiadas são BRF, Seara (divisão da JBS), Aurora, DIP, Jaguafrangos, Avenorte, Plusval, Languiru, Cotriguaçu e Martini Meat.

“É o maior incremento de habilitações de aves já realizado pela China, após cinco anos sem novas unidades autorizadas”, realçou o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, em nota. Com as novas autorizações, o país passou a contar com 55 unidades produtoras aptas a exportar ao mercado chinês.

“Há boas expectativas sobre o desempenho das vendas brasileiras para o país asiático com essas habilitações, especialmente porque novos grupos empresariais terão pela primeira vez acesso a esse importante mercado. A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, com 10% de todos os embarques realizados pelo setor no primeiro bimestre deste ano”, reforça Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.

Nos dois primeiros meses do ano, os embarques brasileiros de carne de frango para a China somaram 80,4 mil toneladas, 28% menos que no mesmo período de 2023. No total, as vendas ao exterior alcançaram 802,2 mil toneladas, com aumento de 0,3%, e renderam US$ 1,4 bilhão, queda de 12,7% ante o primeiro bimestre do ano passado.

The post Novos frigoríficos são habilitados para exportar carne de frango à China appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.