PF diz que novo depoimento de Cid é “esclarecedor” e foi gravado

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Foto: Alan Santos/PR

O depoimento prestado pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, nesta segunda (11) foi considerado “importante e esclarecedor” pela Polícia Federal. A longa oitiva foi filmada e as declarações serão transcritas a partir desta terça (12). A informação é da revista Veja.

O novo interrogatório é visto como uma espécie de atualização de seu acordo de delação. O tenente-coronel tem tentado negar suas declarações feitas em outras oitivas com a PF, dizendo que suas acusações são uma “interpretação” de investigadores e alegando que “nunca disse que o presidente tramou um golpe”.

No depoimento desta segunda, ele falou sobre o uso das verbas da Presidência da República a partir de saques com cartão corporativo, fraude nos certificados de vacinação, dinheiro obtido com a venda de joias, negócios firmados nos Estados Unidos durante a viagem de Bolsonaro e sobre a trama golpista.

Agentes da PF afirmam que Cid esclareceu pontos não abordados em outras ocasiões, novos fatos que surgiram após depoimentos de outros interrogados e respondeu perguntas feitas a partir de provas coletadas pela Polícia Federal durante perícias em aparelhos apreendidos com outros bolsonaristas.

O tenente-coronel Mauro Cid. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Ele afirmou que não participou da reunião golpista com os então comandantes das Forças Armadas e com o ex-presidente sobre uma tentativa de golpe de Estado. Esse foi o sétimo depoimento do ex-ajudante de ordens à PF.

A nova oitiva de Cid foi agendada após o depoimento de Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que implicou diretamente Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, na trama golpista. A expectativa entre investigadores é que ele reforçasse as declarações do ex-chefe da Força.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.