Caso Marielle: PF prende ex-assessor de Domingos Brazão e major apontado como chefe de milícia

O major Ronald. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como major Ronald. Além do militar, a corporação também prendeu Robson Calixto da Fonseca, ex-assessor de Domingos Brazão.

As prisões estão relacionadas ao assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018 no Rio de Janeiro. Ronald é suspeito de chefiar a milícia da Muzema, enquanto Robson Calixto é ex-assessor Domingos, outro suspeito de mandar assassinar a vereadora.

Robson Calixto foi preso pela PF no Rio de Janeiro. O major Ronald, por sua vez, já estava cumprindo pena em um presídio federal por envolvimento na Chacina da Via Show, uma série de assassinatos que ocorreu em 2003.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu os mandados de prisão após uma análise detalhada das investigações do caso Marielle. Os nomes de Robson e Ronald aparecem no documento protocolado pela PGR no Supremo Tribunal Federal (STF), que denuncia outros três suspeitos: os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio.

Acusações contra major Ronald

De acordo com a Polícia, Ronald é acusado de fornecer informações estratégicas para os assassinos de Marielle. O miliciano Orlando Curicica revelou à PF, em 2019, que Ronald estava envolvido no levantamento de dados sobre a rotina da vereadora, indicando locais e horários que seriam mais propícios para o ataque. Essa informação foi crucial para conectar major Ronald ao assassinato da vereadora.

Robson Calixto

Já Robson Calixto é citado em relatórios da PF como participante de um grupo paramilitar que atuava na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele também teria sido intermediário entre Ronnie Lessa, um dos principais suspeitos do assassinato de Marielle Franco, e Edmilson da Silva de Oliveira, conhecido como Macalé.

Robson Calixto. (Foto: Reprodução)

Segundo o relatório da PF, Robson foi o responsável por organizar a primeira reunião entre Lessa e Domingos Brazão, onde se discutiu o plano para assassinar Marielle. A reunião teria ocorrido nas imediações do Hotel Transamérica, na Barra da Tijuca.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.