Secretário de Segurança de Tarcísio deixa governo para relatar projeto da “saidinha”

Guilherme Derrite, secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo (Foto: Câmara Municipal de Sorocaba)

O secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), foi exonerado do cargo nesta terça-feira (12), de forma temporária. Ele retomará o mandato de deputado federal na Câmara para relatar o projeto que estabelece o fim da chamada “saidinha” temporária de presos do regime semiaberto (PL 6579/2013).

Assinada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado. “Assim que relatado e votado o projeto de lei, o titular retorna às atribuições”, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), em comunicado.

Enquanto Derrite estiver afastado do comando da pasta, o secretário-executivo, Osvaldo Nico Gonçalves, assumirá o posto de número 1 da segurança pública em São Paulo.

Derrite já havia sido o relator do projeto na Câmara quando o texto foi aprovado inicialmente, em 2022. Em fevereiro deste ano, a proposta passou também no Senado, mas o texto voltou à Câmara devido às alterações feitas pelos senadores.

Em vídeo publicado no Instagram, Derrite afirma que deixa temporariamente o governo de São Paulo para “cumprir uma missão no Congresso Nacional” e, “de uma vez por todas, colocar fim às saídas temporárias de presos no Brasil” (assista abaixo).

Segundo o deputado, a expectativa é a de concluir seu parecer final sobre o projeto até a semana que vem, para que seja incluído na pauta de votações da Câmara.

A legislação atual permite a saída temporária dos condenados no regime semiaberto para visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades. Todas essas regras serão revogadas, se texto for aprovado.

The post Secretário de Segurança de Tarcísio deixa governo para relatar projeto da “saidinha” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.