Lama e cheiro de peixe: como estão bairros de Porto Alegre após recuo da água

Limpeza das ruas de Porto Alegre após recuo da inundação. Foto: Divulgação

Com o recuo do alagamento de alguns bairros em Porto Alegre (RS), moradores têm reclamado do cheiro de ruas e prédios durante a limpeza. Na Cidade Baixa, Praia de Belas e Azenha, a população já consegue acessar suas casas e tem encarado um cheiro de peixe morto.

A jornalista Cristine Pires (52), que mora na rua 17 de Junho, em Praia de Belas, diz que seu prédio ficou com o térreo e parte dos degraus da escada cobertos por lama. “O cheiro de podridão é muito forte porque tem muitos peixes mortos pelo chão, alguns inclusive no pátio do meu prédio”, contou à Folha de S.Paulo.

Ela diz que organizou uma espécie de “força-tarefa” com vizinhos para iniciar a limpeza do edifício. “Ontem só passamos um rodo para tirar o mais grosso da sujeira”, prosseguiu.

Na rua José Honorato dos Santos, em Azenha, a água baixou mais de 50 cm e já abriu espaço para a passagem de alguns veículos. A água ainda tem transbordado por bueiros, mas o escoamento de água impede uma nova inundação.

Há diversos peixes mortos pela ciclovia da avenida Érico Veríssimo, enquanto na André Belo, pessoas estão retornando às suas casas para ver o tamanho do estrago em seus imóveis. A prioridade no local, segundo moradores, é remover o entulho e só então começar a limpeza.

A faxina nos bairros começou após o conserto gradativo das EBAPs (Estações de Bombeamento de Água Pluvial): 9 das 29 já estão em funcionamento. A expectativa é que entre esta quarta (15) e quinta (16) os moradores de alguns pontos alagados na zona norte também iniciem a limpeza.

Veja imagens das ruas de Porto Alegre:

Peixe morto em rua da capital gaúcha. Foto: Reprodução
Recolhimento de entulho após o recuo do alagamento na capital gaúcha. Foto: Reprodução
Peixes mortos nas ruas de Porto Alegre. Foto: Reprodução
Edifício coberto por lama em Porto Alegre é limpo após recuo do alagamento. Foto: Reprodução

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.