Natura Musical apresenta “Chorei Só”, novo single de Sérgio Pererê

Sérgio Pererê lança single com participação de Mônica Salmaso neste domingo, 17 de março, em show no Sesiminas

O cantor e compositor Sérgio Pererê lança neste domingo, dia 17 de março, um novo single, pela Natura Musical. Com participação de Mônica Salmaso, “Chorei Só” é, na verdade, uma prévia do próximo disco do artista, “Canções de Outono”. Assim, a música faz uma ode à “sofrência”, mostrando, ao público, uma personalidade ainda pouco reverberada de Pererê. Desse modo, o show de lançamento acontece no Teatro Sesiminas, às 11h, dentro da 8ª edição do projeto Casa Aberta, da Escola de Cultura Sesiminas. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos neste link e sujeita a lotação da casa.

O single “Chorei Só”, bem como o disco “Canções de Outono”, tem o aval do edital Natura Musical, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC). Além de Sérgio Pererê, a lista de selecionados traz Maíra Baldaia, Tavinho Leone, Casa Sonora e Djalma Ramalho, bem como o Trem Tan Tan.

Sofrência

Primeiramente, a chamada “sofrência” de Sérgio Pererê é resultado de uma séria reflexão do artista, ainda durante o período crítico da pandemia. Assim, naquele momento, o artista se pôs a pensar a respeito das relações humanas, Mais especificamente, das conturbações e lamentos inerentes ao amor. Desse modo, “Chorei Só” carrega esse contexto duro e revela um lado romântico e declaratório do mineiro. “Essa música é considerada uma ‘sofrência’ declarada, uma ‘sofrência’ de amor, mas, ao mesmo tempo, tem uma cara própria. Não é aquela ‘sofrência’ do arrocha, do sertanejo”, ressalta Pererê. 

A introdução de marimbas conduzidas por Paulo Santos (ex-Uakti) revela, de pronto, a originalidade desta sofrência, ao abrir para o canto de Mônica Salmaso. De antemão, a voz feminina é alimentada pouco a pouco pela tradição dos tambores tão presentes na obra de Sérgio Pererê. Nesse sentido, o timbre grave do artista, por sua vez, enaltece versos que soam ora como um mantra, ora como uma oração. Confira um trecho: “Dos olhos o mar entornou / flor da mangueira caiu / e o nosso amor acabou”.

Aura dramática e moderna

O single ganha uma aura dramática e moderna com as guitarras distorcidas de Cláudio Kiari e os teclados e o baixo synth conduzidos por Richard Neves. E mantém o pé na tradição ancestral por meio das percussões e flautas de Paulo Santos. O tratamento de mixagem e masterização, equalizando a marca do single, ficou por conta de André Cabelo, do Estúdio Engenho.

Videoclipe

No show de lançamento de “Chorei Só”, Sérgio Pererê também vai apresentar o videoclipe da música, uma animação onírica, protagonizada por uma mulher negra, e elaborada pelo artista visual Marcio H. Mota, que tem trabalhos de animação sobre as obras de músicos como Hamilton de Holanda, Kastrup, Paola Pelosini, entre outros. Além do lançamento do single, Sérgio Pererê também mostra arranjos diferentes para outras músicas já conhecidas do seu cancioneiro, como “Juradinho” e “Meu Jardim”. 

“Posso dizer que ‘Chorei Só’ representa um álbum que, inicialmente, seria apenas de ‘sofrência’. Mas, no decorrer do caminho, foi se tornando um álbum de alguém que não queria falar apenas de sofrimento, mas de amor e dos tormentos dentro das relações, misturando ficção e realidade. É um mergulho nesse lado meu, na minha poesia romântica de ‘sofrência’”, completa Pererê.

Serviço 

Show de lançamento do single “Chorei Só”, de Sérgio Pererê

Quando. 17 de março, domingo, às 11h

Onde. Teatro SESIMINAS (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia)

Quanto. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos neste link e sujeita a lotação da casa. A inscrição em qualquer oficina do projeto Casa Aberta, da Escola de Cultura SESIMINAS, garante ingresso ao show.

The post Natura Musical apresenta “Chorei Só”, novo single de Sérgio Pererê appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.