
Na Estação República, do Metrô de São Paulo, um homem negro desmaiou após sofrer um mata-leão de um segurança. A vítima ainda foi arrastada por um segundo funcionário até as catracas da estação enquanto estava caída e desacordada no chão.
Outros passageiros filmaram a agressão em vídeo enquanto pediam para o funcionário parar com a violência contra a vítima. Os seguranças pediram para as outras pessoas se afastarem e ainda deram um mata-leão em um homem que estava do outro lado das catracas, mas ele conseguiu se soltar.
pic.twitter.com/kEGWXIAkiN
— Caique Lima (@Caiquetelevanto) March 15, 2024
Testemunhas afirmam que o caso ocorreu nesta quinta (14) e que a confusão teve início após uma pessoa pular a catraca da estação. Em meio ao tumulto, os seguranças teriam confundido o responsável e abordado o homem negro.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo não explicou qual seria o motivo da abordagem violenta de seus seguranças, não identificou quem é a vítima e não informou se ela foi socorrida. A instituição também omitiu a data do episódio e disse somente que “vai apurar o caso com rigor”.
“A Companhia não tolera qualquer forma de violência, seus funcionários são capacitados para o atendimento aos passageiros seguindo um rígido código de conduta. Se constatado qualquer desvio a esses princípios, os funcionários serão punidos”, afirmou a companhia.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que não identificou nenhum registro de ocorrência sobre o caso e nem informou se vai investigar o episódio.