Pacheco pode virar ministro de Lula após deixar presidência do Senado

O presidente Lula e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Adriano Machado/Reuters

Membros do governo Lula têm conversado sobre a possibilidade de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, assumir um ministério após deixar o comando da Casa Legislativa, em fevereiro de 2025. Sua nomeação seria uma forma de reforçar a relação do Palácio do Planalto com o grupo que deve assumir o comando no próximo ano. A informação é da Folha de S.Paulo.

A ida de Pacheco para a Esplanada dos Ministérios também seria uma forma de manter o parlamentar em evidência, segundo membros do governo. Eles avaliam que que sua candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026 seria fortalecida com o apoio de Lula.

A ideia de nomear Pacheco ministro foi levada a Lula por um senador em abril. O presidente tem admitido a possibilidade, mas auxiliares afirmam que as conversas ainda são preliminares e que não há nenhum acordo firmado.

Pacheco deve apoiar a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para o comando da Casa. Foto: Agência Senado

Questionado sobre o tema, Pacheco afirmou que ainda não foi questionado sobre a possibilidade de assumir uma pasta. “Não há cogitação da minha parte. Meu compromisso é com o mandato no Senado para trabalhar pelo meu estado e por temas nacionais”, afirmou o parlamentar.

Pacheco deve apoiar Davi Alcolumbre (União-AP) para o comando do Senado após o fim da presidência da Casa. O parlamentar e seus aliados têm discutido o que ele deveria fazer após deixar o posto, já que comandantes do Congresso tendem a sofrer um esvaziamento político ao fim do mandato.

Mesmo que escolha não disputar as eleições ao governo mineiro em 2026, auxiliares de Lula acreditam que sua ida para a Esplanada dos Ministérios criaria uma ponte do governo com o seu grupo político no Congresso. As conversas estão em fase inicial e ainda não há uma definição sobre quais cargos poderiam abrigar Pacheco.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.