O que está acontecendo com os jogadores dos Estados Unidos? Os internacionais agora são as grandes figuras da NBA

Um sérvio, um croata, um grego, um canadense e um americano. Esta é, por países, a equipe ideal da NBA na temporada 2023-2024 anunciada na quarta-feira. Estamos falando de Nikola Jokic (Denver), Luka Doncic (Dallas), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee), Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma) e Jayson Tatum (Boston).

O sérvio Jokic foi nomeado o Jogador Mais Valioso (MVP) da liga pela terceira vez nos últimos quatro anos.

O prêmio de melhor novato da temporada foi para o francês Victor Wembanyama, que também foi a primeira escolha do último Draft.

O francês Rudy Gobert foi escolhido como o melhor defensor da última temporada e na equipe defensiva ideal de 2023-2024 também aparece Wembanyama.

E há mais. Em todas as projeções, o francês Alex Sarr aparece como a primeira escolha para o próximo Draft.

Este é o novo cenário da NBA, onde os estrangeiros são as grandes figuras, os líderes e o futuro da liga.

Por que agora os estrangeiros dominam a NBA?

As duas grandes figuras americanas da NBA são LeBron James (39 anos) e Stephen Curry (36), mas ambos já estão muito perto da aposentadoria. A de LBJ, de fato, poderia se concretizar após a próxima temporada.

Mas nenhum deles se consolidou como uma referência no nível de Jokic, Doncic ou Antetokounmpo.

View this post on Instagram

A post shared by NBA (@nba)

Em algum momento Kevin Durant (35 anos) poderia ter sido uma grande figura da NBA, mas depois de uma grave lesão com os Warriors, sua carreira se desenhou no Brooklyn.

Joel Embiid (30 anos), dos Sixers, é um grande jogador e na verdade ganhou o prêmio de MVP em 2023, mas está alguns degraus abaixo dos mencionados anteriormente, e além disso, apesar de ter se naturalizado estadunidense e jogará as Olimpíadas de Paris com o Dream Team, ele na verdade nasceu em Camarões e só chegou aos EUA como adolescente.

Do grupo de jovens americanos que se destacam na liga, como Jayson Tatum (Boston/26 anos), Jamal Murray (Denver/27 anos) e Devin Booker (Phoenix/27 anos), não parecem ter todas as habilidades para ocupar o trono que LeBron James está prestes a deixar. Ja Morant? O talentoso jogador de Memphis (24 anos) precisa resolver seus problemas fora de campo antes de se tornar uma figura inquestionável.

Anthony Edwards (Minnesota/22 anos), por outro lado, nesta temporada deu várias indicações de que poderia se encaminhar para se tornar uma grande estrela na NBA a médio prazo.

Por que os jogadores internacionais se destacam na NBA?

A liga mais popular nos Estados Unidos é, de longe, a NFL de futebol americano, mas a mais conhecida internacionalmente é a NBA. Figuras como Michael Jordan e depois Kobe Bryant levaram a espetacularidade desta competição aos cinco continentes, dezenas de milhares de crianças quiseram imitá-los e plantaram sementes que hoje dão frutos.

View this post on Instagram

A post shared by NBA (@nba)

Depois, o argentino Manu Ginóbili em San Antonio e o alemão Dirk Nowitzki em Dallas se destacaram em equipes campeãs e demonstraram que jogadores formados internacionalmente poderiam ser grandes contribuições na NBA.

A isso se soma o crescimento no nível de ligas como a da Espanha, Turquia, Grécia, Sérvia e o torneio europeu para reduzir a diferença com a NBA e o torneio universitário da NCAA, que ainda é a grande formadora de jogadores nos Estados Unidos.

A consolidação de um estilo de jogo onde os arremessos de longa distância e do perímetro se tornaram a principal arma ofensiva, caiu como uma luva para jogadores de estilo ‘europeu’ como Jokic e Doncic.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.