Moraes estipula prazo para conclusão de inquéritos de Bolsonaro e Marielle Franco

Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro e Marielle Franco. (Foto: Reprodução)

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu um prazo para a conclusão de dois inquéritos de grande repercussão: um envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outro sobre o assassinato da vereadora fluminense Marielle Franco.

O magistrado, segundo informações da Folha de S.Paulo, estima que, em até dois meses, ambos os inquéritos estarão concluídos ou próximos disso, iniciando assim a fase de instrução, onde o STF analisará os elementos apresentados pela investigação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. (Foto: Reprodução)

Devido à importância e complexidade dos casos, espera-se que eles sejam submetidos à votação pelo plenário da Corte, composto por 11 ministros.

Em relação ao caso de Marielle Franco, a Polícia Federal solicitou a abertura de quatro novos inquéritos para investigar supostos crimes descobertos durante a investigação principal. No entanto, isso não deve atrasar o desfecho do inquérito original, focado em identificar os envolvidos no assassinato da vereadora.

A entrada da PF no caso, determinada pelo ex-ministro da Justiça Flávio Dino em 2023, é vista como um ponto crucial para esclarecer o crime, segundo o STF.

Assassinato de Marielle

Marielle Franco fiscalizava a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro na época em que foi assassinada em 2018. Ela era relatora da comissão na Câmara dos Vereadores que acompanhava a medida, chefiada pelo general Walter Souza Braga Netto.

Além de ser responsável por acompanhar a ação dos militares e dar um parecer final sobre a intervenção, ela já havia se manifestado contra a medida antes de assumir o posto. Cerca de um mês antes de sua morte, ela denunciou que policiais militares estava “aterrorizando”, “violentando” e “ameaçando moradores” de Acari (RJ). “Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, afirmou na ocasião.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.