Quem é o deputado que defendeu Gleisi da agressão de membro do MBL

O deputado Fernando Mineiro. (Foto: Marcos Oliveira)

Na última sexta-feira (15), a líder nacional do PT Gleisi Hoffmann foi agredida por um influenciador ativista do MBL durante seu desembarque no Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte.

Durante a confusão, ela foi defendida pelo deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Fernando Mineiro (PT).

Fernando Mineiro: atuação política

Fernando Mineiro, 67, é natural de Curvelo, Minas Gerais e foi o terceiro candidato mais votado em Natal (RN) para a Câmara dos Deputados, com 98.070 votos. Formado em Biologia pela UFRN e professor da Rede Estadual de Educação, atualmente, cumpre seu quarto mandato. Além de sua atuação como deputado, ele já cumpriu outras quatro atuações como vereador na Câmara Municipal de Natal.

Mineiro também tem forte participação em movimentos estudantis, populares e sindicais na cidade de Natal e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores – PT e da Central Única dos Trabalhadores – CUT no Estado.

Seus principais eixos de atuação são as áreas de educação, saúde, finanças públicas, política urbana, meio ambiente, economia solidária, agricultura familiar, cultura, juventude, além de acompanhar e participar da luta por direitos das mulheres, indígenas e dos movimentos pela igualdade racial e diversidade sexual.

No final de 2023, o parlamentar participou de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente para discutir providências a serem tomadas no enfrentamento de uma provável intensificação da estiagem na região Nordeste neste ano. Fernando, na ocasião, conduziu o debate.

Para ele, a seca nordestina é um fenômeno natural e não pode mais continuar sendo tratada como uma questão emergencial, havendo a necessidade de medidas estruturais. Ele destacou como problema grave a política de acesso à água, acrescentando que a questão não é de falta do recurso natural, mas de acesso desigual da população.

Mineiro defendeu Gleisi Hoffmann de agressão

Após a confusão, Gleisi publicou um vídeo nas redes sociais para agradecer as mensagens de apoio. A presidente do PT também disse que Polícia Federal (PF) já está investigando o caso, e que tomará todas as medidas cabíveis contra o agressor.

“O elemento que me agrediu já é denunciado pelo Ministério Público por vários crimes cometidos nas redes sociais, e também por agressão a outras pessoas. Ele serve a essa turma bolsonarista. É um cachorro do fascismo, que usa esses métodos para tentar intimidar e constranger as pessoas”, afirmou.

No vídeo da agressão, compartilhado nas redes, é possível observar o momento em que o homem bate com o celular no rosto da parlamentar.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.