Pulitzer Center seleciona jornalistas brasileiras para iniciativa de investigação sobre florestas tropicais

O Pulitzer Center anunciou os nove bolsistas selecionados para o Rainforest Investigations Network (RIN), iniciativa que visa a aumentar a cobertura jornalística de florestas tropicais. Duas jornalistas brasileiras, Bruna Bronoski, de O Joio e o Trigo; e Catarina Barbosa, de Sumaúma, estão entre os profissionais selecionados.

Criado em 2020, o RIN tem o objetivo de estimular reportagens investigativas sobre ameaças e esquemas ilícitos que prejudicam a preservação do ecossistema dessas florestas tropicais. A maioria dos nove selecionados está trabalhando na Amazônia, na Bacia do Congo e no Sudeste Asiático.

Além de Bruna e Catarina, também foram selecionados outros dois jornalistas que atuam na América do Sul: Karen Gil, da Revista La Brava e Mongabay, da Bolívia; e Fabian Alexander Federl, correspondente do site alemão Westdeutscher Rundfunk no Brasil.

Os jornalistas receberão treinamento editorial por parte da equipe do Pulitzer Center, que inclui técnicas de análise geoespacial e de pesquisa sobre a atuação de empresas e políticos. Os selecionados receberão também suporte da equipe de dados e pesquisa do Pulitzer Center.

Em seu 4º ano consecutivo, o projeto RIN já publicou mais de 50 reportagens sobre crimes contra o meio ambiente. As matérias abordavam temas como violência contra indígenas na Amazônia, participação da indústria farmacêutica dos Estados Unidos no tráfico de vida selvagem no Sudeste Asiático, e esquemas ilegais de exploração de madeira na Bacia do Congo.

  • Leia também: Pesquisa sobre uso de inteligência artificial por jornalistas no Brasil recebe 423 respostas

The post Pulitzer Center seleciona jornalistas brasileiras para iniciativa de investigação sobre florestas tropicais appeared first on Portal dos Jornalistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.