Emprego, saúde e segurança: as boas notícias do governo Lula

Lula de perfil, sorrindo, perto de bandeira brasileira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Divulgação

Nesta segunda-feira (18), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou sua página no X, antigo Twitter, para apresentar os números de seu primeiro ano de mandato. No microblog, o perfil da presidência falou de temas sensíveis à população como emprego, renda, saúde e educação. Acompanhe:

EMPREGO E RENDA

Menor taxa de desemprego desde 2015 – 7,8% e maior aumento da renda dos trabalhadores desde 1995. O salário mínimo voltou a crescer acima da inflação.

SAÚDE

Aumento de 20% no repasse a Estados e Municípios pelo Fundo Nacional de Saúde – Atenção Especializada e aumento de 17% no repasse a Estados e Municípios pelo SAMU. Absorventes e anticoncepcionais foram distribuídos gratuitamente e Mais Médicos teve 85% mais profissionais atendendo a população.

EDUCAÇÃO

Um milhão de vagas em Escolas de Tempo Integral. Valor repassado em 2023 é maior que soma de todo o período de 2017 a 2022. Aumento de 32% no valor pago pelo governo federal para alfabetização infantil.

CIÊNCIA

Reajuste de bolsas de pós-graduação CNPq e Capes. Crescimento de 41% no valor total de bolsas de pesquisa.

CULTURA

Aumento de 255% no número de propostas autorizadas a captar recursos. Ampliação de recursos para Fundo Setorial do Audiovisual.

ESPORTE

Aumento de 22% no número de atletas contemplados pelo Bolsa Atleta.

SEGURANÇA PÚBLICA

Aumento de 19% no repasse para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Brasil teve menor número de assassinatos dos últimos 14 anos.

AMAZÔNIA

Redução de 22% do desmatamento na Amazônia.

AGRONEGÓCIO E AGRICULTURA FAMILIAR

Maior Plano Safra da história, com crescimento de 11% no valor das contratações. Aumento de 5% nas exportações, recomposição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), significando o aumento de 79% dos recursos empenhados.

ENERGIA

Luz Para Todos teve aumento de 26% no valor investido. Crescimento de 64% na geração de energia eólica e solar.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.