Câmara sedia seminário sobre crise climática promovido pela ALMG

O Seminário Técnico Crise Climática, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Juiz de Fora, deve resultar em relatórios para aprimorar políticas públicas voltadas ao tema, de acordo com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). O representante da casa legislativa esteve na cidade nesta sexta-feira (7) e, em coletiva à imprensa, deu mais detalhes sobre os objetivos do evento promovido pela ALMG em todo o Estado.

O encontro acontece na Câmara de Juiz de Fora, com objetivo de discutir a situação da região perante a crise climática. Como lembrado por Leite, o evento é a terceira edição que ocorre no interior de Minas, sendo que os demais aconteceram na região do Vale do Jequitinhonha, em Araçuaí, e no Sul de Minas, em Itajubá. Outros quatro encontros devem ocorrer nos próximos meses.

LEIA TAMBÉM: Agendamento para emissão da Carteira de Identidade muda de site

“Cada dia que eu participo de uma etapa regional desse seminário, eu me convenço ainda mais da importância de discutir a crise climática que nós estamos vivendo no mundo e no Brasil, e a Assembleia está discutindo Minas Gerais através da nossa Casa”, diz. “Estamos aqui para não só entender o problema que o Estado vem passando com a crise climática, mas, principalmente, para que ao final desse seminário, possamos ter um grande relatório e, na prática, podermos ajudar a minimizar os efeitos da crise climática ou aprender a conviver com ela, seja através de legislações que poderemos aprimorar e aprovar na Casa, mas também através da fiscalização pelas políticas públicas do Governo do Estado e federal.”

Crise climática nas diferentes regiões

Como destacado pelo parlamentar, a discussão da crise climática não envolve apenas o âmbito político, mas também técnico, considerando que mais de 60 instituições, como universidades do estado, estão envolvidas na realização do seminário, que teve início em março deste ano. A realização do evento em várias regiões busca abordar a pluralidade de situações dentro do estado de Minas Gerais.

“Minas Gerais já vem sofrendo com grandes problemas. Quando você vai ao Jequitinhonha, enxerga, por exemplo, o problema da estiagem e da seca. Das 20 cidades que mais esquentaram em todo o país, 19 são do estado de Minas Gerais. Aqui na Zona da Mata, principalmente Juiz de Fora, há problemas gravíssimos com cheias, fortes chuvas, deslizamentos desalojando pessoas e trazendo transtornos para toda a cidade ”, exemplifica. “É exatamente por isso que a Assembleia fez questão de fazer esses sete encontros e discussões regionais, para entendermos as diversas formas do Estado e os diversos problemas.”

Boas práticas

Além de debater a situação climática, o Seminário também busca apresentar exemplos de boas práticas que, conforme o presidente da ALMG, serão replicadas em outras regiões que apresentam problemas semelhantes aos da Zona da Mata. No evento em Juiz de Fora, as boas práticas envolvem pesquisas científicas sobre a pecuária leiteira, projeto de conservação de solo e água e gestão de riscos em caso de desastres naturais.

O post Câmara sedia seminário sobre crise climática promovido pela ALMG apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.