É a impressionante explosão estelar a 12,5 milhões de anos-luz de distância captada pela NASA

Uma surpreendente explosão estelar foi capturada pela lente do Telescópio Espacial James Webb. A NASA publica um relatório semanal mostrando a impressionante imagem da representação de um corpo celeste que está formando novas estrelas massivas a um ritmo acelerado, em uma galáxia anã que está a 12,5 milhões de anos-luz da Terra.

A região específica onde foi captada é uma galáxia anã chamada NGC 4449. Uma revisão no site oficial da NASA explica que esta área também é conhecida como Caldwell 21 e para localizá-la no céu você deve olhar para a constelação de Canes Venatici.

“A NGC 4449 tem estado formando estrelas há vários bilhões de anos, mas atualmente está passando por um período de formação estelar a uma taxa muito maior do que no passado”, destaca a NASA em seu site.

Os cientistas por trás da descoberta explicam que essa atividade de formação estelar incomumente explosiva e intensa é chamada de surto estelar e, por essa razão, NGC 4449 é conhecida como galáxia com surto estelar.

As explosões estelares geralmente ocorrem nas regiões centrais das galáxias, no entanto, no caso da NGC 4449, é mostrada uma atividade de formação estelar mais generalizada, e as estrelas mais jovens são observadas tanto no núcleo quanto nas correntes que cercam a galáxia.

A equipa científica que explica tudo sobre esta galáxia diz que é provável que a atual explosão estelar generalizada tenha sido provocada pela interação ou fusão com um companheiro mais pequeno; de facto, os astrônomos acreditam que a formação estelar da NGC 4449 foi influenciada por interações com vários dos seus vizinhos.

As imagens que a NASA nos mostra desde que o Telescópio Espacial James Webb foi ativado são verdadeiramente maravilhosas. Elas nos dão uma visão nunca antes vista do cosmos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.