Maduro anuncia eleições presidenciais na Venezuela; saiba a data

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em ato de celebração de Hugo Chávez, em Caracas. Foto: Marcos Salgado/Xinhua

A Comissão Nacional Eleitoral da Venezuela confirmou nesta terça-feira (5) que as eleições presidenciais serão realizadas em 28 de julho, data de nascimento de Hugo Chávez, ex-presidente do país, falecido em 2013. O anúncio ocorreu durante uma coletiva de imprensa conduzida pelo presidente do órgão eleitoral, Elvis Amoroso.

As candidaturas poderão ser registradas entre 21 e 25 de março, conforme comunicado da CNE, e a campanha eleitoral terá início em 4 de maio.

A definição da data das eleições ocorreu em meio a denúncias da oposição venezuelana de perseguições políticas. No ano passado, María Corina Machado, uma das principais opositoras de Nicolás Maduro, foi inabilitada eleitoralmente por 15 anos, apesar de ter sido escolhida em uma votação primária para disputar a eleição.

Apesar das garantias do governo de Maduro sobre a lisura do pleito, temores persistem, especialmente após denúncias de planos para assassinar o ditador.

María Corina, liderança de oposição a Maduro. Foto: reprodução

Os Estados Unidos suspenderam temporariamente as sanções ao petróleo venezuelano em meio a tratativas entre o regime e a oposição, mas as sanções foram reimpostas após a manutenção do veto à candidatura de María Corina.

Maduro informou ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante uma conversa na cúpula da Celac, que articulou um novo acordo com partidos de oposição e que haverá observadores internacionais e auditoria para garantir a transparência do processo eleitoral.

Em conversa que durou pouco mais de uma hora, o líder venezuelano disse a Lula ter articulado um novo acordo com partidos de oposição de seu país. Também havia afirmado que haverá observadores internacionais e auditoria para garantir a lisura do pleito.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.