iPad ganha app de calculadora após 14 anos de espera

Math Note integrado à Calculadora do iPad (imagem: reprodução/Apple)
Math Note integrado à Calculadora do iPad (imagem: reprodução/Apple)

A Apple anunciou o iPadOS 18 na WWDC 2024. O maior destaque da nova versão é um app que é padrão em quase todos os sistemas operacionais, mas faltava no iPad: uma calculadora nativa. O recurso finalmente chega à linha de tablets, com um adendo: uma função que permite ao usuário fazer cálculos à mão usando uma Apple Pencil.

O iPad foi lançado em 2010. Isso significa que a calculadora nativa da linha demorou “apenas” 14 anos para ser lançada pela Apple.

Antes tarde do que mais tarde

Tal como o aplicativo Calculadora que existe há anos para iPhone, no iOS, a versão para iPadOS tem fundo preto, botões numéricos em tons de cinca, além de botões de operações na cor laranja.

Pode-se tanto usar a calculadora convencional, com operações básicas, como a modalidade científica (com mais funções), que aparece automaticamente quando o iPhone e, agora, o iPad, são usados na orientação horizontal.

Mas a parte mais interessante, provavelmente, é o Math Note. Por meio dele, você pode usar uma Apple Pencil para escrever problemas matemáticos na tela, como se estivesse usando uma lousa ou um caderno.

A Calculadora reconhece o que foi escrito pelo usuário e apresenta o resultado na sequência. Pode-se até incluir gráficos ou ilustrações no cálculo para tornar o entendimento da conta mais fácil.

Para quando e para quem?

O app Calculadora do iPad faz parte dos recursos introduzidos com o iPadOS 18. Logo, todos os iPads compatíveis com essa versão terão acesso ao recurso quando a nova versão do sistema operacional for instalada neles.

A primeira versão beta do iPadOS 18 para desenvolvedores vai ser liberada nesta segunda-feira (10). Já a versão beta para o público em geral está prevista para julho. A versão final do sistema operacional deve ser lançada oficialmente até setembro, junto com o iOS 18.

iPad ganha app de calculadora após 14 anos de espera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.