“Pobres Criaturas” estreia no catálogo da plataforma Star+

O premiado filme “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, acaba de aportar no streaming – precisamente, na plataforma Star+

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Um dos filmes mais comentados da temporada, “Pobres Criaturas” (“Poor Things”), do diretor grego Yorgos Lanthimos, acaba de aportar no streaming – no caso, na plataforma Star+. De início, é preciso lembrar que o longa-metragem protagonizado por Emma Stone fez bonito na recente cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar, ocorrida no dia 10 de março. Assim, levou para casa nada menos que quatro delas, incluindo o de Melhor Atriz, para a intérprete da personagem principal Bella Baxter. E olha que o páreo era dura – a bolsa de apostas informal previa Lily Gladstone, o que seria um marco na história do certame, pelo fato de a atriz ser indígena.

A história

Além da estatueta para Emma Stone (que já havia sido laureada anteriormente, por “La La Land”, de 2017), “Pobres Criaturas” faturou o Oscar de direção de arte, figurino e cabelo & maquiagem. Como se sabe, trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Alasdair Grey. Assim, logo na primeira cena, o espectador se depara com uma mulher que se atira em um rio.

Depois, ficamos sabendo que o corpo da moça, que estava grávida, foi resgatado pelo cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe, sempre perfeito). Envolto em uma série de experimentações com animais e humanos (inclusive, em si próprio), ele retira o cérebro do bebê e o coloca no corpo da mulher, Bella Baxter. Assim, ela é trazida de volta à vida, mas sem lembranças.

Pelo mundo

Na verdade, a Bella que se locomove no tempo/espaço idealizados por Yorgos é um arremedo. Ou seja, um ser com o cérebro em formação no corpo de uma mulher adulta. Portanto, ao contrário das crianças muito novas, Bella é, sim, autossuficiente em alguns aspectos. No entanto, em outros, age guiada por instintos, inclusive os mais primitivos, como o da busca pelo prazer carnal. Em sua caminhada rumo ao autodescobrimento e ao mundo que existe para além dos limites do casarão onde vivia com Baxter, Bella vai encarar muitos desafios. Desse modo, a cada passo da personagem de “Pobres Criaturas”, decepções contundentes se alternam com boas surpresas.

Uma das cenas mais tocantes de “Pobres Criaturas” está na viagem que Bella faz de navio. Precisamente, quando se depara com a realidade das pessoas que estão no nível mais baixo da pirâmide social. Já a cena da dança com o personagem de Mark Ruffalo, muito bom como o advogado Duncan Wedderburn, é daquelas para ficar na história do cinema.

E mais

O filme conta, ainda, com Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba e Wayne Brett. Participações especiais (e saborosas) da fadista e cantora portuguesa Carminho e da veterana alemã Hanna Schygulla, musa de Rainer Werner Fassbinder.

Em tempo: “Pobres Criaturas” segue em cartaz nos cinemas. Ou seja, na meca para aqueles – e não são poucos – que preferem assistir aos filmes na telona. Mesmo porque, a atmosfera encantadora da sala escura é única.

Ah, sim. “Pobres Criaturas” tem muitas cenas de nudez e sexo. Portanto, para quem for assistir ao filme pela primeira vez no streaming, vale conferir a classificação indicativa. E não, não se trata de modo algum de um filme “fácil”, que vai agradar a gregos e troianos. Basta olhar os comentários deixados na postagem sobre a estreia do filme na página oficial do Star+. Há quem odeie, há quem goste com ressalvas, há quem ame, e por várias razões. Aqui, na redação do Culturadoria, a avaliação foi das mais positivas. Que cada um, pois, tire as próprias conclusões.

Confira, abaixo, o trailer

Serviço

“Pobres Criaturas”
Estreia no Star+ nesta quarta-feira, 20 de março

The post “Pobres Criaturas” estreia no catálogo da plataforma Star+ appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.