Bolsonaro pede ao STF o acesso aos depoimentos de Freire Gomes e Baptista Júnior

Alexandre de Moraes ao lado de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quer ter acesso aos depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, Marco Antônio Freire Gomes e Carlos Baptista Júnior, respectivamente, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Federal (PF) investiga se o inelegível, ex-ministros e militares aliados se articularam para obstruir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa de Bolsonaro formalizou o pedido nesta terça-feira (5), solicitando uma atualização dos autos com os termos de declarações das últimas oitivas, incluindo os depoimentos dos ex-comandantes.

Freire Gomes foi ouvido pela Polícia Federal por sete horas na sexta-feira (1º) como testemunha, sendo obrigado a falar a verdade.

Freire Gomes batendo continência para Bolsonaro. Foto: Divulgação

Segundo informações, Gomes colaborou significativamente com as investigações, levantando preocupações sobre possíveis detalhes relacionados às discussões sobre um suposto golpe, o papel do Ministério da Justiça e negando enfaticamente fraudes em urnas eletrônicas.

A investigação, denominada operação Tempus Veritatis, iniciada em 8 de fevereiro pela PF, está apurando as alegações de tentativa de golpe por parte de Bolsonaro e seus aliados para invalidar as eleições de 2022. Além de Bolsonaro, diversos ex-ministros e assessores estão sob investigação.

A operação, um desdobramento dos inquéritos em curso no STF, sugere que os suspeitos estavam divididos em seis grupos agindo de maneira coordenada para tentar dar um golpe de Estado e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma reunião ministerial realizada em 15 de julho de 2022 faz parte da investigação, na qual Bolsonaro teria indicado a urgência de ação, embora seus advogados neguem qualquer intenção de golpe por parte do ex-presidente considerado inelegível.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.