“Vale foi privatizada e rifada”, diz Lula na posse da presidente da Petrobras

Lula de roupa social cinza, falando em microfone, sério
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que a Vale foi “rifada” no processo de privatização e destacou a dificuldade de diálogo com a empresa. A declaração foi feita durante a cerimônia de posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro.

Segundo o petista, a privatização da Vale envolveu 899 mil pequenos fundos, o que, em sua visão, dificulta a identificação de um responsável para discussões e negociações. “Poderíamos ter aqui, do nosso lado, a Vale, que foi privatizada e rifada por 899 mil pequenos fundos, e que você não tem um dono para conversar, para discutir. Desde Mariana e Brumadinho até hoje não foi paga a indenização”, afirmou ele.

Lula enfatizou a necessidade de responsabilidade na gestão de grandes empresas, como a Vale, especialmente em situações de crise. Para ele, uma empresa grande tem que ter “alguém responsável para que as coisas funcionem”.

O presidente também reforçou a importância dos bancos públicos no estímulo ao crédito e na estabilização econômica. Ele lembrou que, durante a crise financeira de 2008 e 2009, o papel dessas instituições foi crucial para que o Brasil superasse as dificuldades econômicas.

“Se não fossem os bancos públicos e a empresa como a Petrobras, a gente teria quebrado, como muitos países, na crise de 2008 e 2009. Fomos o último a entrar na crise e o primeiro a sair”, destacou Lula.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.