VÍDEO – Zelensky se defende de culpa por ataques a Moscou e acusa Putin

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. (Foto: Reprodução)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou Vladimir Putin, presidente russo, de tentar culpar Kiev pelo atentado terrorista em Moscou. Zelensky criticou Putin, chamando-o de “miserável”.

“Ontem tudo isso aconteceu, e esse Putin absolutamente miserável ao invés de atender seus cidadãos, dirigindo-se a eles, ficou em silêncio por um dia, pensando em como vincular isso à Ucrânia”, disse Zelensky.

“Tudo é absolutamente previsível. As centenas de milhares de russos que agora estão matando na Ucrânia seriam insuficientes para impedir qualquer terrorista”.

Ataque em Moscou

O ataque ocorrido em Moscou na sexta-feira (22) resultou na morte de pelo menos 133 pessoas e deixou mais de 100 feridas. O Estado Islâmico reivindicou a autoria, relacionando-o à sua “guerra violenta” contra países que se opõem ao Islã.

O Serviço Federal de Segurança russo deteve onze indivíduos ligados ao atentado, incluindo os quatro terroristas responsáveis diretamente pelo ataque. Putin condenou o ato terrorista e sugeriu envolvimento ucraniano, afirmando que os detidos tentavam fugir para a Ucrânia.

Autoridades ucranianas negaram qualquer participação no ataque desde o início. Segundo fontes de inteligência dos EUA, o grupo terrorista foi confirmado como responsável pelo atentado.

Os detidos confessaram terem recebido promessas de pagamento para participar do ataque. As detenções foram resultado de uma operação conjunta entre o FSB e o regimento checheno Akhmat, liderado por Ramzan Kadirov.

Líderes mundiais têm condenado o atentado e expressado solidariedade com as vítimas e suas famílias. A OTAN e a Casa Branca classificaram o Estado Islâmico como um “inimigo terrorista comum”, enfatizando a necessidade de derrotá-lo globalmente.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.