GTA VI poderia estabelecer um precedente para um aumento de preços

A indústria de videogames tem crescido cada vez mais nos últimos anos, seja por grandes títulos ou pelas competições que surgem deles. No entanto, com o aumento da popularidade, também tem havido um aumento nos preços, tornando-se um produto cada vez mais caro para os consumidores. Na verdade, o preço médio de um videogame no momento do lançamento subiu para 78-88 euros, com edições especiais que podem ultrapassar os US$ 110. Isso sem mencionar o alto custo dos consoles ou de um computador gamer. Em conjunto, todos esses fatores têm gerado um intenso debate na indústria que está prestes a explodir.

Pelo contrário, os desenvolvedores argumentam que isso se deve ao fato de que os custos de produção aumentaram significativamente, o que obriga as empresas a procurar novas formas de gerar receita. A tal ponto que essa situação levou algumas empresas a fazer demissões e fechar estúdios, o que gerou críticas por parte da comunidade.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Michael Douse, diretor de marketing da Larian Studios, a desenvolvedora responsável pelo Baldur’s Gate 3, juntou-se à conversa ao expressar sua opinião sobre esses aumentos. Douse apontou que, embora não concorde com a estratégia de preços da Ubisoft para o Star Wars Outlaws, acredita que o preço dos videogames deve ser ajustado de acordo com sua qualidade e conteúdo. Como um divisor de águas, o executivo sugeriu que a indústria poderia justificar um aumento geral nos preços se um título do tamanho do Grand Theft Auto VI estabelecesse um novo preço base.

A opinião de Douse gerou um amplo debate nas redes sociais. Embora tenha gerado controvérsias, muitos jogadores têm mostrado apoio às críticas do diretor da Larian Studios à Ubisoft, mas poucos compartilham da visão de que os videogames deveriam ser mais caros. A comunidade de jogadores expressou preocupação com o impacto que esses aumentos de preços poderiam ter na acessibilidade dos videogames e na saúde da indústria em geral.

Este debate sobre o preço dos videojogos gerou dois grandes campos, a indústria e os consumidores. Enquanto os desenvolvedores argumentam que os custos de produção aumentaram, os jogadores estão cada vez mais relutantes em aceitar esses aumentos e agora terão que esperar alguns meses para conhecer a solução.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.