“Advogado ostentação” contratado por Marçal ajudou no impeachment de Dilma e é amigo de Doria

O advogado Nelson Wilians dentro de jatinho. Foto: reprodução

O advogado Nelson Wilians, conhecido pelo estilo de vida ostentador nas redes sociais, já foi contratado pela campanha do bolsonarista Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, e recebeu R$ 10 mil por serviços advocatícios.

Wilians é fundador de um dos maiores escritórios de advocacia empresarial do Brasil e possui 1,1 milhão de seguidores no Instagram. Ele se destaca pela presença ativa nas redes sociais, com postagens que lembram o estilo “coach”.

Durante a entrevista de Marçal no programa “Roda Viva”, em 2 de setembro, Nelson Wilians ganhou destaque. Na ocasião, o ex-coach comentou que, se tivesse sido defendido por Wilians em um processo de 2010, no qual foi acusado de integrar uma quadrilha que aplicava golpes na internet, provavelmente não teria sido condenado. O advogado estava presente no estúdio como parte da equipe de Marçal.

Polêmicas

Wilians esteve envolvido em várias polêmicas ao longo de sua carreira. Uma delas envolve disputas judiciais com ex-sócias do escritório Nelson Wilians Advogados, que o acusaram de irregularidades financeiras e falta de prestação de contas.

Uma das ex-sócias, após 12 anos na empresa, alegou ter saído sem acesso a informações financeiras e sem receber sua participação nos lucros. Recentemente, a Justiça determinou que Wilians abrisse todas as suas contas para análise, trazendo ainda mais atenção para a gestão do escritório.

O advogado também é próximo do ex-governador de São Paulo, João Doria. Em 2017, o então prefeito da capital paulista usou um jatinho pertencente ao escritório de Nelson para ir a Palmas, no Tocantins. Vale destacar que Wilians ficou conhecido na época por suas ligações próximas com Michel Temer e o PMDB.

Doria chegando de jato em Palmas, no Tocantins. Foto: reprodução

O escritório de Nelson Wilians foi contratado, em 2016, pela diretoria do Porto de Santos, antigo feudo político de Temer, para arbitrar uma disputa com a empresa Libra, uma das arrendatárias do porto para operações de contêineres, que estaria devendo R$ 2,3 bilhões. Não houve licitação para a escolha do escritório, e sua contratação chamou a atenção, principalmente porque a Libra tem ligações com Temer.

A conexão do escritório de Nelson Wilians com os interesses de Temer também se estende ao processo de impeachment que retirou Dilma Rousseff do Palácio do Planalto. Dois sócios de Nelson Wilians prepararam o pedido de impeachment de Dilma Rousseff que Alexandre Frota levou a Brasília em 2015. Cunha recebeu o pedido, mas colocou para votação outro, o de Janaína Paschoal.

O avião do escritório de Nelson Wilians também levou Frota para participar das manifestações pró-impeachment de Dilma, no dia da votação. No governo Temer, além do contrato milionário com o Porto de Santos, Nelson assinou um acordo com o Banco do Brasil para administrar quase metade de sua carteira de processos na Justiça, após uma disputa rumorosa que começou em 2014 e foi parar na polícia e no TCU, com a acusação de que o escritório teria cometido fraude para somar pontos na licitação.

Em maio de 2017, outro avião do escritório, o Citation PR-ARA, foi usado para levar Doria a Pirenópolis, em Goiás, no casamento da filha do governador Marconi Perillo. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acompanhou o prefeito.

Na época, Wilians disse ao DCM que cedeu o avião a Doria, de quem se considera advogado. “Eu sou advogado e amigo dele há muito tempo e ele estava impossibilitado de usar o avião dele hoje. Em emprestei e agora, quando eu precisar, uso o avião dele, que é maior. A gente faz um banco de horas, isso é comum na aviação”, afirmou.

“Sabe aquele de Campos de Jordão (invasão de área pública)? Eu sou advogado dele nesse processo. Também em processos trabalhistas, e em processos dele e da Bia (mulher de Doria)”.

Iara Morselli/Divulgação
João e Bia Doria ao lado de Anne e Nelson Wilians. Foto: reprodução

Outra controvérsia foi a notificação do Tribunal de Ética da OAB-SP ao escritório Nelson Wilians Advogados por publicidade em jornais de grande circulação, incluindo “Folha de S.Paulo” e “Estadão”. A OAB considerou o material publicitário do escritório de caráter mercantilista, o que é contrário às normas da entidade para a publicidade na advocacia.

O escritório também patrocinou tiras da cartunista Laerte, gerando críticas por suposta captação de clientela. Nelson Wilians rebateu, afirmando que o conteúdo tinha caráter informativo e estava em conformidade com as regras da OAB.

Quem é Nelson Wilians?

Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, nascido em Cianorte, Paraná, em 14 de março de 1971, é um advogado e empresário. Formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino em 1993, Wilians fundou o escritório Nelson Wilians Advogados Associados (NWADV) em 1999, que rapidamente se tornou o maior escritório de advocacia do Brasil, reconhecido por oferecer serviços completos nas áreas do direito empresarial, como trabalhista, tributário, societário, penal estratégico, imobiliário e do agronegócio.

Durante a faculdade, Nelson trabalhou em diversas atividades, como no RH da Santa Casa de Misericórdia de Jaú e em postos de gasolina nos finais de semana. Em 1999, abriu seu primeiro escritório de advocacia em sociedade com Adirson de Oliveira Júnior.

O empreendimento cresceu rapidamente e, em 2009, expandiu para todas as capitais do Brasil. Em 2014, o escritório ampliou sua presença internacional, estabelecendo representações em países como Portugal, Índia e China.

Hoje, o NWADV possui 29 filiais e atua em diversos segmentos, tendo representado grandes empresas como Havan, Prevent Sênior e Banco do Brasil. Além de ser sócio-fundador do NWADV, Nelson Wilians é presidente do NW Group, uma holding que inclui empresas como a Nelson Wilians Soluções, o Instituto Nelson Wilians (INW) e Nelson Wilians Investimentos.

Em 2024, ele se tornou o primeiro advogado a estampar a capa da revista Forbes Brasil. Em maio de 2023, Wilians ganhou visibilidade ao aparecer ao lado das filhas de Gugu Liberato em um vídeo inspirado na série “Succession”, relacionado à disputa pela herança do apresentador. Recentemente, ele também lançou o livro “Loucura não. Coragem!”, no qual oferece conselhos sobre comunicação e marketing para advogados.

Sofia Liberato, Nelson Willians e Marina Liberato
Sofia Liberato, Nelson Willians e Marina Liberato — Foto: Divulgação

Na vida pessoal, Nelson é casado com Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, diretora executiva do Instituto Nelson Wilians. Eles têm quatro filhos: Benjamin, Adam, Athina e Helena Wilians.

Nas redes sociais, o advogado ostenta carros, viagens, passeios de lancha, na maioria das vezes acompanhado de amigos e familiares. No TikTok, vários vídeos de Nelson mostrando sua rotina, principalmente pela manhã, ao sair para trabalhar, já viralizaram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 𝑵𝒆𝒍𝒔𝒐𝒏 𝑾𝒊𝒍𝒊𝒂𝒏𝒔 (@nelsonwilians)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.