Saiba tudo sobre o debate com candidatos à Prefeitura de SP desta sexta

Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo). Foto: reprodução

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024 participarão de um debate nesta sexta-feira (20), transmitido ao vivo pelo portal Terra, em parceria com o SBT e a rádio Nova Brasil. O evento será mediado pelo jornalista César Filho e começará às 11h15, com duração de 1h45.

Este é o sétimo debate da corrida eleitoral e o terceiro realizado nesta semana. Foram convidados os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo).

As regras

A disposição dos candidatos no cenário foi definida por sorteio. Datena ficará ao lado de Marçal, com Boulos no meio, à direita do mediador. À esquerda de César Filho estarão Tabata, Nunes e Marina. O debate será dividido em três blocos com dois intervalos.

No primeiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si sobre temas sorteados ao vivo, como saúde, segurança, educação, zeladoria, mobilidade urbana e gestão ambiental. Cada candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta, o oponente terá 1 minuto e 30 segundos para responder, e as réplicas e tréplicas terão 1 minuto cada.

O segundo bloco será dedicado a perguntas dos jornalistas dos veículos organizadores. Os seis jornalistas farão perguntas aos candidatos, com a mesma regra de tempo para respostas e comentários.

Nesse bloco, não será permitido que um candidato responda mais de uma vez, e outro candidato poderá comentar a resposta do oponente, sem repetição. O tempo de resposta será de 1 minuto e 30 segundos, com 1 minuto para o comentário e mais 1 minuto para a réplica.

Terra, SBT e Nova Brasil promovem debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo
Cenário do debate Terra/SBT/Nova Brasil com candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foto: Terra

No terceiro bloco, haverá uma nova rodada de perguntas entre os candidatos, seguindo a ordem previamente sorteada. Os temas serão sorteados novamente, e a dinâmica de perguntas e respostas será a mesma do primeiro bloco.

Após essa rodada, os candidatos terão tempo para suas considerações finais, também de acordo com a ordem definida por sorteio. Guilherme Boulos será o primeiro a falar, seguido de Tabata Amaral, José Luiz Datena, Pablo Marçal, Marina Helena e, por último, Ricardo Nunes.

Direito de resposta

O debate contará com um sistema de direito de resposta. Se um candidato se sentir ofendido por calúnia, injúria ou difamação, poderá solicitar um minuto adicional para se defender. Esse pedido será analisado por um corpo jurídico presente no evento.

Caso o pedido seja aceito, o candidato terá direito ao tempo de resposta dentro do mesmo bloco em que a ofensa ocorreu ou no início do bloco seguinte, caso o pedido seja feito no final do bloco em andamento.

Nenhum tipo de violência verbal ou física será tolerado durante o debate, tanto nas perguntas e respostas quanto nas considerações finais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.