Conheça os 5 golpes mais comuns aplicados contra idosos; saiba com evitar 

golpes contra idosos
Idosos podem ser considerados vitimais fáceis para golpes na internet (Foto: Pexels)

Devido a falta de familiaridade com as novas tecnologias, as pessoas idosas são consideradas vítimas fáceis para muitos golpistas. Em uma realidade hiperconectada, os meios para conseguir informações confidenciais que deem acesso a alguma conta bancária, por exemplo, se multiplicam. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é preciso ficar atento a técnicas de engenharia social – que consiste na manipulação psicológica do usuário – para prevenir, identificar e denunciar o problema. 

 No caso do cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio de aplicativos e senha de acesso. Além disso, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar. 

Na Defesa do Consumidor desta semana, a Tribuna lista os cinco golpes mais comuns aplicados à pessoa idosa. A lista é feita com base em dados da Febraban, que também dá dicas de como evitar tais fraudes. 

5 golpes mais comuns aplicados contra idosos

  1. Golpe do Falso Funcionário

O que é: Nesse golpe, um fraudador se passa por funcionário de um banco ou empresa com a qual a vítima já tem um relacionamento. Ele informa sobre irregularidades na conta ou dados incorretos e solicita informações pessoais e financeiras. O golpista orienta a vítima a realizar transferências para “resolver” o problema.

Como evitar: Sempre verifique a origem de ligações e mensagens que pedem dados pessoais. Os bancos podem contatar os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem senhas, atualizações de sistemas ou transferências. Se receber uma ligação suspeita, desligue e entre em contato com os canais oficiais do seu banco de um telefone diferente.

  1. Golpe do falso empréstimo consignado

O que é: Neste golpe, um fraudador se passa por funcionário de uma instituição financeira e oferece empréstimos com condições vantajosas ou portabilidade. Para garantir a oferta, pede um depósito referente a taxas de cadastro ou a antecipação de parcelas, além de solicitar dados pessoais e financeiros.

Como evitar: A Febraban alerta que nenhum empréstimo exige pagamento antecipado, como taxas falsas ou antecipações. Desconfie de promessas exageradas e nunca deposite dinheiro para garantir um negócio.

  1. Golpe do Terminal de Autoatendimento

O que é: Neste golpe, o criminoso se oferece para ajudar a vítima enquanto ela faz uma transação em um caixa eletrônico. O objetivo é observar a senha e, em seguida, trocar o cartão verdadeiro por um falso quando a vítima não estiver prestando atenção.

Como evitar: Se precisar de ajuda com o caixa eletrônico, sempre procure um funcionário identificado do banco e nunca aceite assistência de estranhos.

  1. Golpe do falso presente de aniversário/falso brinde

O que é: Neste golpe, criminosos usam dados pessoais e datas de aniversário para contatar a vítima, oferecendo um brinde ou presente. Eles insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente e, ao entregar itens como flores, cosméticos ou chocolates, pedem o pagamento de uma taxa de entrega, que só pode ser feita com cartão. Os golpistas costumam usar maquininhas com o visor danificado, dificultando a visualização do valor, ou desviam a atenção da vítima para que ela digite a senha.

Como evitar: Nunca aceite presentes ou brindes inesperados sem saber a origem. Não forneça dados pessoais em links de promoções na internet e tenha cuidado ao preencher cadastros on-line. Não faça pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado e nunca tire fotos ou selfies para receber brindes de desconhecidos.

  1. Golpe de vendas falsas

O que é: Criminosos criam páginas falsas que imitam lojas on-line, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, além de criar perfis falsos de lojas em redes sociais.

Como evitar: Fique atento a preços muito abaixo do mercado. Se um produto que custa, em média, R$ 1.000 está sendo vendido por R$ 300, desconfie. Verifique a qualidade das fotos e vídeos, a variedade de opções de pagamento e se o e-commerce é recente. Sempre tenha cautela com links em e-mails e mensagens e prefira sites conhecidos para suas compras.

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