Dietas equilibradas: especialista cita benefícios de cozinhar em panelas de cerâmica para boa nutrição

A preparação dos alimentos é um ponto importante para quem busca manter uma dieta equilibrada. A nutricionista Thays Pomini alerta que os utensílios metálicos, comumente usados para a produção das receitas, podem impactar na boa nutrição, já que alguns podem liberar substâncias que contaminam os alimentos. Segundo ela, uma forma de fugir desse risco é optando por panelas de cerâmica, vidro ou barro, por exemplo.

A especialista também cita como boas opções os utensílios em pedra-sabão e aço cirúrgico. “A facilidade na limpeza estimula a preparação regular de refeições caseiras, o que contribui para uma alimentação mais saudável e nutritiva”, afirma Thays.

A profissional ressaltou, ainda, que a exposição prolongada às substâncias que contaminam os alimentos pode resultar em problemas de saúde, como anemia, distúrbios e até intoxicação.

Foi exatamente para dar opções mais saudáveis que a Moncoc lançou uma linha de panelas antiaderentes com revestimento cerâmico, que não possuem substâncias como níquel, chumbo ou alumínio. O presidente da holding, Farde Estephanovichil, explica que essa proteção permite cozinhar sem óleo, o que reduz a ingestão de gorduras sem comprometer o sabor ou a textura dos alimentos.

Estephanovichil ressalta que as panelas de cerâmica exigem alguns cuidados para melhorar o desempenho, como o processo de cura. Para isso, é preciso aplicar uma pequena quantidade de óleo ou azeite e aquecer os utensílios em fogo médio por até três minutos.

O presidente da Moncoc detalhou que, quando a panela estiver quente, o fogo deve ser desligado para permitir o resfriamento. Em seguida, o processo deve ser repetido, assegurando que a panela esteja completamente seca entre as aplicações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.