Polícia investiga vereadores bolsonaristas por ataques a opositores em SC

A vereadora Fernanda Santos ao lado de Michelle Bolsonaro e Diogo Pinho, ao lado do inelegível. Fotomontagem

A Polícia Civil de Santa Catarina está investigando dois vereadores do PL sob a suspeita de eles terem criado perfis falsos para atacar opositores nas redes sociais. A denúncia partiu de Ana Paula Reiter, candidata do partido Novo à Prefeitura de Indaial, cidade localizada a 170 km de Florianópolis. Ela acusa os parlamentares de difamação online durante o período eleitoral.

Os alvos da investigação são os vereadores Diogo Pinho e Fernanda dos Santos, esposa do atual prefeito de Indaial, André Moser (PL). A Polícia Civil apurou que os perfis usados para atacar Ana Paula estão ligados a e-mails e números de telefone de Pinho e uma assessora de Fernanda, conforme revelado nas primeiras fases da investigação.

Ana Paula Reiter, candidata do partido Novo à Prefeitura de Indaial (SC) – Foto: Reprodução

Os perfis falsos espalharam comentários críticos contra a candidata em páginas de notícias locais, e a investigação foi solicitada pela 3ª Promotoria de Justiça de Santa Catarina. O caso recebeu apoio do CyberGaeco, o Grupo de Investigações de Crimes Cibernéticos, que elaborou um Relatório de Investigação Criminal, destacando as conexões dos perfis com os políticos envolvidos.

O relatório foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Indaial, que agora analisa o material reunido. Prints anexados como prova mostram um dos perfis insinuando que Ana Paula estaria envolvida em uma investigação do Ministério Público, intensificando a suspeita de difamação coordenada.

Filipe Martins, delegado responsável pelo caso, afirmou que o inquérito segue em caráter sigiloso e foi enviado ao Ministério Público, que decidirá sobre o andamento judicial da denúncia. Segundo ele, as informações fornecidas pela Meta indicam que os dados dos perfis foram verificados e estão ligados diretamente aos investigados.

Diogo Pinho, por sua vez, afirmou ter registrado um boletim de ocorrência contra Ana Paula por denunciação caluniosa. Fernanda dos Santos declarou que os ataques são infundados e motivados pela reta final da campanha, quando “algumas candidaturas recorrem a ataques pessoais”.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.