Sophia Loren, 90 anos: diva a toda prova

A atriz italiana Sophia Loren, uma das mais belas divas da história do cinema mundial, completa nove décadas de vida

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Tanti auguri a Lei. A atriz Sophia Loren completa nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, 90 gloriosos anos. De acordo com a AFP, a diva vai festejar o marco em uma festa organizada pelo Ministério da Cultura italiano e pelos estúdios Cinecittà, em um hotel de luxo, localizado no centro histórico de Roma. Ela usará um vestido idealizado pelo amigo Giorgio Armani. O jornal “Corriere della Sera”, por sua vez, informa que, na ocasião, será inaugurada uma suíte com o nome desta musa icônica. Para celebrar a data, listamos, aqui, cinco filmes com Sophia Loren que podem ser encontrados nas plataformas de streaming. Confira.

“Rosa e Momo” – 2020

Disponível na Netflix, o filme “Rosa e Momo” (La vita davanti a sé) mostra Madame Rosa, uma mulher judia sobrevivente do Holocausto que recebe, em sua casa, Momo, um garoto senegalês órfão e um tanto quanto rebelde, vivido por Ibrahima Gueye. Quando rodou o filme, Sophia Loren já estava com 86 anos. A curiosidade, aqui, é que, no longa, Sophia é dirigida por um dos dois filhos de seu casamento com o produtor Carlo Ponti (1912 -2007), Edoardo Ponti. E, ainda, tem Elza Soares na trilha sonora.

Ibrahima Gueye e Sophia Loren em momento de “Rosa e Momo” (Netflix/Divulgação)

“Desejo” – 1958

Disponível para os assinantes do Belas Artes à La Carte. Dirigido por Delbert Mann, o filme é uma adaptação da peça “Desire Under The Elms”, do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill. Em cena, um homem idoso – Ephraim Cabot (Burl Ives) que vive em Nova Inglaterra, EUA, nos anos 1840. Ele se torna viúvo e, pouco depois, conhece Anna (Sophia Loren), uma italiana bem mais jovem, com quem se casa. Acontece que a possibilidade de a moça se tornar uma herdeira não agrada em nada a Eben (Anthony Perkins), filho de Ephraim – mesmo porque, parte das terras onde vivem pertenciam, na verdade, à mãe dele. No entanto, outros acontecimentos fazem a trama se complicar ainda mais. O filme marcou a estreia de Sophia Loren em Hollywood.

“Começou em Nápoles” – 1960

Disponível para aluguel na Prime Video. No filme, dirigido por Melville Shavelson, Clark Gable é Michael Hamilton, um advogado norte-americano que viaja para Nápoles, após a morte do irmão. Lá, encontra o sobrinho, Nando Hamilton (Carlo Angeletti), cuja existência desconhecia. Daí, decide levá-lo consigo para os EUA. Ocorre que Lucia Curcio (Sophia Loren), que vem a ser a tia italiana do garoto, não concorda de jeito algum com a ideia. Após o choque inicial, e a consequente disputa, um romance emerge entre os dois. Além das cenas filmadas em Nápoles e na bela ilha de Capri, o filme também conta com a presença de Vittorio De Sica. Vale dizer que foi o penúltimo filme da carreira de Gable.

“Ontem, Hoje e Amanhã” – 1963

Disponível no Looke. Confira a sinopse do Festival de Cinema Italiano: o filme de Vittorio De Sica reúne histórias de três mulheres (todas interpretadas por Sophia Loren) muito diferentes. Tal qual, dos homens que elas atraem. Primeiramente, temos Adelina, que vende cigarros no mercado negro e é casada com o desempregado Carmine (Marcello Mastroianni). Ela é condenada à prisão – no entanto, pode ganhar tempo enquanto estiver grávida. Sete anos e sete filhos depois, o marido esta exausto e a prisão parece algo inevitável, assim como o desprezo de Adelina por Carmine. Em Milão, Anna esta entediada e resolve dar carona a um escritor. Ela fala com um ar sonhador em fugir dali, e ele dá a atenção que ela precisa. Enquanto isso, Mara chama a atenção de um ingênuo seminarista.

“Prêt-a-Porter” – 1994

Filme dirigido por Robert Altman. A semana de moda de Paris é abalada por conta de de um assassinato. Como nem poderia ser diferente, são vários, os suspeitos. Trata-se de uma comédia que satiriza o mundo da moda. O elenco é estelar, a começar da presença dos italianos Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Mas não só. Tem Kim Bassinger, Tim Roberts, Julia Roberts, Lauren Bacall, Rupert Everett, Anouk Aimée, Lili Taylor, Forest Whitaker, François Cluzet, Jean Rochefort, Stephen Rea, Chiara Mastroianni, Claudia Schiffer, Linda Evangelista, Rossy de Palma, Cher, Bjork, Jean-Paul Gaultier, Naomi Campbell, Harry Belafonte, Vivienne Westwood e muito, muito mais. No Now, para aluguel.

Sophia Loren (vestida de Dior) e Marcello Mastroianni em cena de “Prêt-a-Porter” (Miramax/Divulgação)

The post Sophia Loren, 90 anos: diva a toda prova appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.