Após queimadas, Lula vai pedir medidas urgentes contra crise climática na ONU

O presidente Lula na Cúpula do Futuro da ONU, em Nova York (EUA), neste domingo (22). Foto: David Dee Delgado/Reuters

O presidente Lula vai elevar o tom contra as mudanças climáticas em seu discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça (24). O petista decidiu cobrar os colegas por mudanças urgentes na agenda após crises no Brasil, segundo o Blog do Valdo Cruz no g1.

Ele já havia antecipado a posição em discurso na Cúpula do Futuro, neste domingo (22), que ocorre em meio a uma semana de eventos das Nações Unidas em Nova York (EUA). Líderes mundiais dos Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido não participaram do evento de ontem.

Os países fazem parte do Conselho de Segurança da ONU e serão cobrados para atuar contra as mudanças climáticas. O presidente vai se aproveitar da presença de representantes das nações na Assembleia Geral e subir ainda mais o tom.

A expectativa é que Lula lembre que o combate à fome no mundo é uma agenda mundial e não só dos países pobres, por envolver migração e crise de refugiados. Ele ainda vai destacar estudos que apontam que um aumento de 1,5 graus Celsius será atingido antes do previsto e que essa alteração por levar o mundo ao “ponto de não retorno”.

O discurso também incluirá críticas ao fato dos organismos multilaterais, como a própria ONU, serem comandados por poucos países e cobrará que nações desenvolvidas pressionem plataformas digitais em nome da defesa da democracia, citando o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), e sua guerra contra o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.

Há previsão de que a Venezuela e Nicolás Maduro também sejam citados pelo presidente no discurso, já que o país vive uma crise após a eleição, que está sendo contestada.

Veja o discurso de Lula deste domingo:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.