Diesel lança coleção primavera/verão 2025 com experiência imersiva

“Há beleza no desperdício, no que está desgastado e destruído. Está na circularidade dos resíduos de jeans, e no desgaste que incorporamos na coleção. Esta é a ruptura da Diesel: estamos pressionando tanto pela circularidade em nossa produção quanto pela elevação do design”, diz Glenn Martens, diretor criativo da Diesel.

A experiência imersiva do desfile primavera/verão 2025 é criada a partir de 14.800 kg de restos de jeans, para destacar a beleza do desperdício. O futuro da Diesel é a circularidade, um compromisso em encontrar maneiras sinérgicas de reutilizar materiais. Por exemplo, resíduos de jeans são reaproveitados para criar rolos de jeans, usados nos setores automotivo e de isolamento. Após o desfile, todo o cenário será reutilizado e reaproveitado.

Elevar o jeans é o que a Diesel faz todos os dias. Micro shorts de jeans são bordados com franjas extralongas, um comprimento impossível de ser alcançado com o desgaste comum. Uma jaqueta de couro de abotoamento duplo é tratada para parecer jeans, usada com calças jeans desgastadas com costuras tufadas na frente e franjas bordadas nos tornozelos. As mesmas franjas finalizam um vestido slip de chambray jeans, assim como aparecem bordadas nas pernas das calças jeans.

É uma coleção sobre elevação. Moletons de algodão, minivestidos e regatas têm golas que parecem desgastadas: na verdade, é um jacquard devoré, onde o algodão é queimado até o tule abaixo para criar o efeito de desgaste. Enquanto isso, a alfaiataria é feita de um jacquard de tear duplo: quando a peça é lascada, a urdidura e a trama restantes aparecem de dois lados diferentes. Parece que é por acaso, mas tudo é intencional.

Regatas de malha e vestidos de manga longa são estampados com o tradicional xadrez Príncipe de Gales e são colados em todas as partes, exceto no peito, permitindo que o corpo se expresse por baixo. O xadrez Príncipe de Gales também é impresso em PVC, depois cortado em biquínis, vestidos e peças de alfaiataria, cada um com franjas extralongas que são parte integral da peça.

Os experimentos com jeans continuam: um casaco artesanal é feito inteiramente de sobras de rolos de fios de jeans, ecoando o desperdício na passarela. O jeans super relaxado da Diesel é reimaginado usando um tear duplo, depois lascado para parecer destruído. O jeans de tear duplo é tingido em excesso, parecendo camelo. Calças jeans parecem enrugadas, mas são gravadas em relevo. Um casaco longo no estilo monge, assim como jeans oversized, são da linha Diesel Rehab Denim, feitos de 100% algodão reciclado, incorporando sobras da própria produção de jeans da Diesel.

Estampas Diesel são aplicadas em jersey plissado e depois rachadas para resultados imprevisíveis em regatas, camisas e minivestidos. Malhas de tear duplo abraçam o corpo, sendo lascadas para parecer desgastadas. Regatas e minivestidos são gravados em relevo com a impressão de uma sobrecarga de colares. O jeans Tencel feito com Lyocell é pulverizado para parecer couro, depois drapeado em minivestidos sem mangas. A alfaiataria de jersey tem linhas fortes nos ombros, mas é super macia ao longo do corpo.

A circularidade no design leva as estampas de bandanas dos arquivos da Diesel a serem retrabalhadas e reutilizadas em uma série de vestidos e tops drapeados e com nós. Essas estampas foram aplicadas em tecidos plissados e depois rachadas, criando o efeito trompe l’oeil de envolvimento e drapeado. Uma jaqueta e um casaco artesanais são construídos a partir de fios de resíduos amarrados e enrolados, criando formas orgânicas, como se a base floral estivesse viva.

A bolsa Play é estampada com uma imagem da bandana Diesel. A bolsa Play-Double-D faz sua estreia, uma interpretação escultural da Play. A bolsa TRASH-D tem seu corpo coberto com bandanas amarradas. Nos calçados, a D-Lake Platform com sola transparente é uma mule ou uma bota com meia. Botas trompe l’oeil parecem jeans ou leggings justas à pele, presas no D metálico de um salto agulha. A coleção de óculos Diesel é a primeira desenvolvida com a nova licenciada Luxottica. Óculos de sol são propositalmente desgastados com efeitos de arredondamento, enquanto armações ópticas moldadas apresentam o oval Trini-D-Y triplo D nas hastes.

CRÉDITOS:

Diretor Criativo: Glenn Martens
Estilismo: Ursina Gysi
Compositor da Trilha Sonora Original: Senjan Jansen
Cabelo: Gary Gill
Maquiagem: Inge Grognard para @MACcosmetics
Cuidados com a pele: The Ordinary
Design de Cenário e Direção de Arte: Sayan Benbady
Compositor da Trilha Sonora Original: Senjan Jansen
Casting: Establishment NY

SOBRE A DIESEL:

A Diesel é uma empresa internacional inovadora de Lifestyle, fundada por Renzo Rosso em 1978. Enraizada na mestria do denim e evoluindo para ser líder em moda premium, a Diesel é hoje uma verdadeira alternativa ao mercado de luxo estabelecido. Desde 2020, as coleções da Diesel são supervisionadas pelo diretor criativo Glenn Martens, incluindo roupas, acessórios e uma ampla gama de colaborações de estilo de vida: desde fragrâncias, relógios e joias até design de interiores e projetos imobiliários com a Diesel Living.

Descobrir, apoiar e promover a criatividade faz parte do DNA da Diesel e da sua companhia, OTB, o grupo internacional de moda e luxo que impulsiona uma variedade de marcas e empresas icónicas globais.

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