Tabata ataca Nunes por resultados da educação em SP; prefeito culpa pandemia

Tabata Amaral, candidata do PSB à prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução/YouTube)

A deputada federal Tabata Amaral, candidata do PSB à prefeitura de São Paulo, mirou no prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) logo no primeiro bloco do debate desta segunda-feira (23), promovido pelo Grupo Flow, entre os principais postulantes a governar a maior cidade do Brasil.

Respondendo a uma pergunta de especialistas sobre educação, Tabata, que foca sua atuação parlamentar nessa área, criticou a atual gestão em São Paulo pelos resultados ruins no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Criado em 2007, o Ideb reúne, em um único indicador, os resultados de fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“A educação em São Paulo andou para trás nos últimos anos. Ricardo Nunes vai ser o primeiro prefeito da nossa história, desde que o Ideb foi criado, a entregar resultados piores em português e matemática do que aqueles que ele recebeu”, afirmou Tabata.

Em sua resposta, Nunes atribuiu os resultados aquém do esperado aos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o ensino.

“A gente teve 2021 e 2022 de pandemia. Nós temos um dado muito importante. A média do Ideb nos anos finais, de todas as cidades, foi de 4,6. A nossa foi de 4,8. Nossos dados são melhores do que Recife e Belém, por exemplo. Mas é lógico que temos de fazer muita coisa”, disse o prefeito.

“Hoje nós temos vaga de creche para todas as crianças. Melhoramos muito o nosso índice de evasão escolar”, prosseguiu Nunes.

“A base está feita. Nós teremos, nos próximos anos, os melhores anos do Ideb e dfa alfabetização em São Paulo”, prometeu o emedebista.

Na réplica, Tabata contestou a justificativa de Nunes. “Não é a primeira vez que eu vejo o prefeito culpar a pandemia”, afirmou a deputada.

“Não sei se é descaso ou se é esse número enorme de denúncias de corrupção que vemos na educação, especialmente na máfia das creches. Mas o fato é que falta compromisso com a educação”, concluiu.

O debate organizado pelo Flow, que acontece no Esporte Clube Sírio, é o oitavo encontro entre os principais candidatos à prefeitura da maior cidade do Brasil. Participam do programa, além de Nunes e Tabata, os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Marina Helena (Novo).

The post Tabata ataca Nunes por resultados da educação em SP; prefeito culpa pandemia appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.