Estudante da UFJF é finalista no Prêmio Salão Design 2024

ana maria vasconcelos foto arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

A estudante Ana Maria Vasconcelos Cunha, do Bacharelado em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é uma das finalistas do Prêmio Salão Design 2024. Seu projeto, o banco Gurutubanos, foi selecionado na categoria “Desafio da Identidade Brasileira 2025”, que busca representar a essência da cultura brasileira contemporânea.

O design do banco utiliza materiais como cedrinho, pinus, chapa de metal de aço carbono e palha de bananeira. Ana Maria encontrou inspiração em sua cidade natal, Janaúba, no norte de Minas Gerais, e no rico patrimônio cultural da região. “Quando eu comecei o trabalho de pesquisa para o meu TCC, sabia que queria falar sobre a minha cidade, Janaúba. E enquanto fui pesquisando, fui percebendo o quão rica é a cultura de lá. O Bordado Gurutubano, que é um dos pontos mais atraentes da nossa cultura, é único, e se liga muito aos bordados do resto do estado de Minas Gerais, percebi que poderia exaltar a minha cidade e o estado todo ao mesmo tempo! A partir das pesquisas e analise das tradições janaubenses e mineiras, fui criando o Banco Gurutubabos”, conta a estudante.

Sua orientadora, a professora Lia Paletta, enfatiza que as escolhas de forma e textura do mobiliário foram influenciadas por elementos típicos de todo o Brasil.  “Ela fez uma pesquisa na região de Janaúba, mas as escolhas em relação à forma, texturas, materiais do móvel são feitas justamente considerando questões típicas de todo o país. Ela se inspirou em bordados, utilizou a fibra de bananeira no móvel por ser uma matéria-prima presente em todo território; o cedrinho, uma madeira nativa de muita qualidade; e o metal. que é parte importante do nosso estado. Isso tudo traz à tona um pouco da identidade brasileira.”

banco aluna ufjf reproducao

O projeto surgiu durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Maria, intitulado “O design no sertão do norte mineiro: um mobiliário inspirado na cultura local de Janaúba”. Agora, Ana Maria se prepara para a segunda etapa eliminatória, onde deverá produzir e enviar o mobiliário em tamanho real para avaliação final. Além da premiação principal, haverá uma categoria de voto popular, que ocorrerá de 24 de setembro a 13 de dezembro de 2024,  na página do Prêmio.

Preparando-se para a disputa, Ana Maria pensa também em projetos futuros. “Espero conseguir mostrar um pouco do meu trabalho, como já estou chegando ao fim da faculdade, espero poder mostrar a todos um pouco do que eu posso fazer, conseguir outras oportunidades, quem sabe. Mas, também desejo mostrar o que o norte de Minas tem a oferecer, que assim como o estado todo, aquela região árida e esquecida tem muito a demonstrar.”

O Prêmio Salão Design, criado em 1988 e organizado pelo Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), celebrará seus vencedores em uma cerimônia marcada para 19 de fevereiro de 2025, durante a feira Movelsul 2025.

*estagiária sob a supervisão da editora Júlia Pessôa

O post Estudante da UFJF é finalista no Prêmio Salão Design 2024 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.