Exclusivo: Kotas cancela grupos e assusta administradores

Print do site do Kotas citando grupos de música, cursos, séries e filmes, e games
Kotas cita economia de até 80% em alguns serviços digitais (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A plataforma de compartilhamento de assinaturas Kotas realizou o cancelamento em massa de grupos utilizados para acessar serviços como Netflix, Spotify, Max e Apple, entre outros. A ação ocorreu nas últimas 24 horas, pelo que temos conhecimento. De lá para cá, os administradores estão assustados com a repercussão entre os “clientes” – ou seja, demais pessoas que participavam e pagavam pelo ingresso nos grupos.

Os perfis do Kotas em redes sociais não trazem nenhuma postagem recente a respeito do assunto. Enquanto isso, os comentários estão repletos de consumidores desesperados, sem saber o que fazer. Nós tentamos contato com os responsáveis pelo Kotas por email e telefone na manhã de hoje (dia 04/04). Este texto será atualizado caso a empresa se manifeste.

Comunicado oficial por email

Tudo começou com um comunicado enviado por email. Nele, o Kotas dizia que cancelaria o grupo daquela pessoa devido a “questões comerciais relevantes nesse momento”. A empresa, baseada em Belo Horizonte, ainda pediu a compreensão dos usuários. “Reafirmamos nosso compromisso em entregar nossos serviços e atendê-lo sempre da melhor forma.”

A mensagem dá a entender que não haverá calote para os atuais assinantes: “o grupo se encerrará assim que seu próximo ciclo de pagamentos se completar”. Ela não explica, por exemplo, se a decisão tem a ver com violação de direitos autorais, pirataria ou uso de nomes protegidos.

Fogo no parquinho

Print do site do Reclame Aqui com inúmeras reclamações sobre o Kotas
Consumidores se queixam do Kotas e pedem estorno (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O Kotas se propõe a coletar os valores para o compartilhamento dos mais variados serviços digitais. Vai desde apostas em loterias até as populares plataformas de streaming, como Globoplay, Disney+ e Crunchyroll. A economia chegaria a 80%, de acordo com o site oficial.

O assunto caiu como uma bomba tanto entre os administradores quanto entre os pagantes. “Sou dono de vários grupos e todos foram cancelados. Vou criar eles em outra plataforma”, escreveu um admin. Algumas pessoas saíram em defesa do Kotas, alegando que “a plataforma está fazendo o que pode para ficar no ar”.

Solução alternativa

Não demorou muito para que os adeptos do Kotas surgissem como uma solução alternativa. No momento, os admins estão se mobilizando para criar grupos fechados, nos quais seria mais fácil continuar ofertando plataformas de streaming. Eles passaram a divulgar tais grupos no Telegram, informando apenas o ID de acesso.

O problema, portanto, seria com grupos públicos que citavam os nomes destas empresas. Mesmo assim, já surgiram relatos de que os grupos privados também estão sendo cancelados.

Exclusivo: Kotas cancela grupos e assusta administradores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.