Quem é Alexandre Paciolli, padre e apresentador preso por estupro no RJ

Alexandre Paciolli. (Foto: Reprodução)

O padre Alexandre Paciolli, de 55 anos, natural de Fortaleza, Ceará, foi preso na última quarta-feira (3) sob acusação de importunação sexual e estupro de uma fiel. Ele ganhou destaque como apresentador do programa “Mulheres de Fé” na TV Canção Nova, direcionado à formação de mulheres católicas.

Trajetória

Nascido em 12 de dezembro de 1968, Paciolli deixou o Ceará ainda jovem para estudar na Escola Naval em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, com o objetivo de se tornar um oficial da Marinha. Mais tarde, ele seguiu carreira sacerdotal fora do estado natal.

Paciolli já atuou como reitor da igreja da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e foi responsável pela Igreja de São José, no Bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Além de sua atuação na TV Canção Nova, o religioso fundou em 2015 a comunidade Olhar Misericordioso, que tem como lema o cuidado e a defesa dos sacerdotes e da família.

Prisão

A prisão de Alexandre ocorreu em Fortaleza, Ceará, em decorrência de acusações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) por estupro de vulnerável e importunação sexual contra a mesma mulher, em Nova Friburgo.

Padre Alexandre Paciolli, acusado de estupro e importunação sexual, foi encontrado em Fortaleza, capital do Ceará. (Foto: Reprodução)

O MP-RJ informou que existem outras investigações em curso contra Paciolli, destacando seu afastamento de todas as funções pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que iniciou uma investigação interna sobre o caso.

Segundo as investigações, o padre teria se aproveitado da fé e ingenuidade da vítima para cometer os crimes, ocorridos em agosto de 2022 e janeiro de 2023. A ordem de prisão foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo.

Paciolli foi capturado na casa de seu pai, em Fortaleza, durante uma ação conjunta entre autoridades locais e a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo.

O MP-RJ ressaltou que a Arquidiocese do Rio de Janeiro já recebeu várias denúncias de abusos sexuais envolvendo o padre, com investigações policiais em andamento em outras áreas do estado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.