VÍDEO: Deltan Dallagnol é vaiado ao defender religião na política nos EUA

Ex-deputado Deltan Dallagnol. Foto: Divulgação

No último domingo (7), durante um painel no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol foi alvo de vaias ao destacar a fé cristã como um valor político. O episódio ocorreu durante a Brazil Conference, um evento organizado por alunos brasileiros da Harvard e do MIT em Cambridge, EUA.

Dallagnol, conhecido por seu papel na Operação Lava Jato, afirmou: “Defendo honestidade, competência, mas sim, levo a religião para o meu trabalho porque ela consiste nos meus compromissos últimos de vida. Você recusar isso é preconceito de natureza religiosa”

Essa declaração provocou uma reação negativa da plateia, que se intensificou quando ele mencionou sua oposição ao direito ao aborto como um exemplo de posição associada à sua religiosidade.

Ao lado de Dallagnol, o senador Alessandro Vieira (MDB) criticou a mistura de religião com política, recebendo aplausos. Vieira afirmou: “O Brasil não precisa de ‘heróis e xerifes’ no combate à corrupção. Corrupção não é ideológica.”

Em entrevista à Folha, Dallagnol comentou sobre as reações da plateia: “Eu entendo sim que existe hoje um grande preconceito de natureza religiosa contra a expressão da fé no ambiente público. É um preconceito secularizante de uma perspectiva humanista que exclui a fé, mas ao mesmo tempo aceita todas as ideologias, liberalismo, socialismo, comunismo, conservadorismo, todas as ideologias que têm por base, em última análise, a fé”.

No evento, além de abordar a relação entre religião e política, também foram discutidos os desafios enfrentados no combate à corrupção no Brasil.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.