Smartwatch Android vira emulador de Game Boy (alô, Nintendo)

(Imagem: Reprodução/Reddit)
Combinando smartwatch com controle, usuário criou um console de mão que funciona com emulador (Imagem: Reprodução/Reddit)

Um usuário do Reddit divulgou uma invenção curiosa: um console de mão (handheld console) formado a partir de um smartwatch Android e um joystick pirata, baseado no design do DualSense Edge. Para criar esse dispositivo, é necessário que o relógio rode o Android puro, não uma interface adaptada para o formato. E claro, ficar de olho se nenhum advogado da Nintendo está te seguindo.

No vídeo publicado, o usuário usou um emulador de Game Boy Advance para jogar Castlevania: Aria of Sorrow, um game lançado em 2003 para o console da Nintendo. Já o smartwatch não tem marca identificada, apesar do seu visual ser claramente inspirado no Apple Watch Ultra.

Com essa informação, podemos especular o tamanho da tela desse “console portátil”: 1,92 mm. O tamanho pode ser considerado minúsculo para os padrões de hoje, mas vale lembrar que o Game Boy Micro, último dispositivo da linha Game Boy, tinha uma tela de míseros 2 polegadas — o modelo Advance e Advance SP tinham display de 2,9 polegadas.

Smartwatch roda jogo de 2003 sem esforço

Portable emulation console(?)
byu/R3V3RB_7 inAndroidGaming

Como vemos no vídeo publicado, o Castlevania: Aria of Sorrow rodou sem problemas no smartwatch. Não sabemos as especificações do dispositivo, mas todos os smartwatches de hoje possuem um poder de processamento bem maior do que do Game Boy Advance.

Nem é necessário comparar a CPU do GBA com a do Galaxy Watch 4, relógio inteligente lançado em 2021. Só a quantidade de memória RAM significa um salto gigantesco. O Game Boy Advance, que estreou 20 anos antes do Galaxy Watch 4, contava com RAM na escala dos kB (256 kB de acordo com a Wikipedia e diversas postagens em fóruns e sites). Já o smartwatch da Samsung possui 1,5 GB de memória RAM.

Aliás, a capacidade de armazenamento do Galaxy Watch 4 é de 16 GB. Segundo um usuário do Reddit que afirma ter todos os jogos de GBA lançados, a biblioteca de games do console não chega a 9 GB. Apesar da fonte não ser um poço de confiabilidade, jogos desses consoles mais antigos ocupam pouco espaço.

Pokemon FireRed/LeafGreen, “remasters” de jogos do Game Boy, tem tamanho aproximado de 4 MB. Resumindo, é bem provável que o seu celular de 128 GB consiga armazenar todos os jogos da linha Game Boy, Nintendinho, SNES, e Nintendo 64 e ainda sobrar pouco mais de 100 GB.

Com informações: Android Police e Android Authority

Smartwatch Android vira emulador de Game Boy (alô, Nintendo)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.