Bolsas da Europa se recuperam após dados da economia alemã e britânica

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, ensaiando recuperação do fraco desempenho de ontem e com ganhos liderados por mineradoras, enquanto investidores digerem dados positivos do Reino Unido e da Alemanha e aguardam o início de fato da temporada de balanços corporativos dos EUA, com resultados de gigantes bancários.

O índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,78%, a 508,43 pontos. Apenas o subíndice de mineração saltava 2,8%, enquanto o de tecnologia subia 0,7%.

No Reino Unido, a produção industrial teve alta mensal de 1,1% em fevereiro, surpreendendo analistas que previam estabilidade. Já o Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 0,1% no mesmo período, em um novo sinal de que o país está deixando a recessão para trás. Na Alemanha, por sua vez, foi confirmado que a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) desacelerou a 2,2% em março.

Ontem, o Banco Central Europeu (BCE) deixou seus juros básicos inalterados pela quinta vez seguida, mas também sinalizou que poderá cortar as taxas em junho se houver mais indícios de que a inflação na zona do euro caminha para a meta oficial de 2% de forma sustentada.

Tanto o euro quanto a libra operam em forte baixa ante o dólar nos negócios da manhã, o que tende a favorecer as ações de exportadoras europeias.

Investidores na Europa também aguardam hoje balanços de grandes bancos dos EUA, incluindo JPMorgan e Citigroup.

A Bolsa de Londres subia 1,10%, a de Paris avançava 0,76% e a de Frankfurt ganhava 0,76%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham altas de 1%, 0,98% e 1,06%, respectivamente.

Entre ações individuais, a da BP saltava quase 3% em Londres, após relatos de que a petrolífera britânica foi recentemente alvo de possível aquisição pela Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc), dos Emirados Árabes Unidos.

The post Bolsas da Europa se recuperam após dados da economia alemã e britânica appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.