Aline Midlej é a +Admirada Jornalista Negra de 2024

Em concorrida cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (11/11), no Itaú Cultural, em São Paulo, foram homenageados os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024. Em sua segunda edição, a iniciativa promovida por Jornalistas&Cia, 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos – Jornalistas pela Diversidade na Comunicação reconheceu Aline Midlej, âncora do Jornal das Dez, da GloboNews, como a +Admirada Jornalista do Ano.

Quarta colocada no ano passado, Roberta Garcia, do Instituto Conhecimento Liberta – ICL, subiu duas posições em 2024 e terminou na segunda posição geral, enquanto Basília Rodrigues, da CNN Brasil, saltou da décima para a terceira posição. Completaram os TOP 10, pela ordem, Matheus Meirelles (GloboNews), Adriana Couto (TV Cultura/Nova Brasil FM), Jessica Moreira (TV Globo/Nós, Mulheres da Periferia), Diego Sarza (UOL), Ana Beatriz Felicio (TV Globo), Beatriz Arcoverde (EBC) e Aline Aguiar (TV Globo).

Nas categorias regionais, os mais votados foram Luciana Barreto, âncora da TV Brasil, no Sudeste; Luiz Maza, repórter de Moda do Metrópoles, no Centro-Oeste; Aline Reis, repórter do Jornal Plural, na Região Sul; Fabiana Moraes, do The Intercept Brasil, no Nordeste; e Katia Brasil, cofundadora da agência Amazônia Real, na Região Norte.

Ainda entre os prêmios para profissionais, a fotógrafa e artista visual Marcela Bonfim, do Amazônia Negra, venceu o prêmio na categoria Imagem/Vídeo, enquanto nas duas categorias destinadas aos veículos o site Alma Preta foi o vencedor em Veículo Liderado por Jornalistas Negros e a TV Globo na categoria Veículo Geral.

A relação completa com os TOP 50 +Admirados Jornalistas do Ano e todos os homenageados nas demais categorias para profissionais e veículos estão disponíveis na edição especial de Jornalistas&Cia.

Prêmios especiais

Outro ponto alto da noite ficou por conta das entregas dos prêmios especiais. Um dos principais nomes mundiais da atualidade na luta contra o racismo no esporte, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madrid, foi homenageado com o Troféu Glória Maria – Personalidade do Ano.

Também foram homenageados Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, com o Troféu Luiz Gama – Decana e Decano do Jornalismo, e a repórter acreana Hellen Lirtêz, com o Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano.

A eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024 tem Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocínio Bronze de Dow, Latam Airlines e Uber, apoio do Itaú Cultural e Apoio Institucional da GSS.

Confira a íntegra da cerimônia de premiação no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

  • Leia também: Festa do Jatobá será na noite de 2 de dezembro. Venda de lugares e mesas já foi aberta

The post Aline Midlej é a +Admirada Jornalista Negra de 2024 appeared first on Portal dos Jornalistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.